Nota de Imprensa – Sessão de Business Networking junta empresários e delegação angolana de alto nível
Empresários europeus e angolanos participaram, nesta quarta-feira, 23, de um encontro de Networking para negócios, promovido pelo Ministro de Estado para Coordenação Económica, Manuel Nunes Júnior.
Ao lançar o momento, Manuel Nunes Júnior refirmou as reformas que o país está a implementar, a nível político e económico para que o grau de confiança dos investidores seja cada vez maior.
O Ministro de Estado sublinhou o facto de o primeiro Fórum Empresarial União Europeia – Angola, ter ocorrido logo depois do Fórum Empresarial União Europeia – África, o que revela a confiança do bloco europeu dá às reforças que o *Governo* angolano está a levar a cabo.
“Esperamos que depois desse fórum aqui em Bruxelas, uma missão empresarial europeia nos possa visitar em Angola para começarmos a concretizar no país essa vontade de investimos em projectos concretos”, convidou o chefe da delegação angolana.
A embaixadora Jeannette Seppen, Chefe da Delegação da União Europeia em Angola, disse que é um grande privilégio para nós ter em Bruxelas uma delegação governamental angolana de alto nível para apresentar aos empresários europeu as oportunidades que o mercado angolano oferece e falar também dos seus desafios.
“Nós podemos ajudar, mas ninguém melhor do que os angolanos para apresentar todas as oportunidades e desafios, contar história do que a acontecer” em Angola, destacou Jeannette Seppen.
A diplomata europeia sublinhou que “a nossa parceria já data de há muitos anos, mas graças ao empenho do governo de Angola, da sociedade civil e dos empresários de Angola, que é cada vez mais forte”.
Para essa empreitada de diplomacia económica, o Ministro de Estado para a Coordenação Económica, está a ser acompanhado por Mário Caetano João, Ministro da Economia e Planeamento e Ordenador Nacional dos Fundos de Desenvolvimento da União Europeia, Francisco Assis, Ministro da Agricultura e Pescas, Víctor Fernandes, Ministro da Indústria e Comércio, João Baptista Borges, Ministro da Energia e Águas, José de Lima Massano, Governador do Banco Nacional de Angola, Domingos Vieira Lopes, Secretário de Estado para Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas, Mário Constantino, Embaixador de Angola no Reino da Bélgica e Luxemburgo, assim como de António Henrique da Silva, Presidente do Conselho de Administração da Agencia de Investimento Privado e Promoção das Exportações, AIPEX, Catarino Pereira, Presidente do Conselho de Administração da Agencia Reguladora de Certificação de Carga e Logística de Angola e Luís Mourão, Presidente do Conselho de Administração do Instituto Regulador de Electricidade e Água.
GABINETE DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E IMPRENSA, em Bruxelas, aos 23 de Março de 2022.