Luanda acolhe 5° edição do concurso de criação de jogos digitais
A quinta edição do concurso nacional de criação de jogos digitais, a ter lugar a partir do dia 30 do corrente mês, visa promover a inovação tecnológica e a criatividade de jovens estudantes na área de entretenimento.
O evento é um espaço dedicado a criatividade e ao desenvolvimento de jogos digitais para diversas plataformas.
Segundo Gabriel Patrício, membro da Comissão Organizadora, que falava à imprensa, estão em período de selecção dos participantes das províncias do Nambe, Huíla, Bengo e Luanda.
Com quatro categorias, nomeadamente o Protótipo, Ideia, Inovação e Mirin, o concurso atribui mais de seis prémios.
A par desta actividade, o Centro Cultural Brasil-Angola terá uma programação a decorrer até ao dia 9 de Abri, entre os quais o festival de filmes de animação brasileira (Anima BR), uma feira gastronómica e de artesanato, roda de samba, show de reggae e uma festa no jardim do centro, tudo com acesso gratuito.
O concurso visa fomentar a criatividade digital, reunindo as Universidades Metodista de Angola (UMA), Agostinho Neto, (UAN), Óscar Ribas (UOR), o Instituto Superior Metropolitano de Angola (IMETRO) e a Sociedade Angolana de Computação (SAC), com o patrocínio da Unitel e da NCR.
A actividades, institucionalizada pelo Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, enquadra-se nas estratégias para alavancar a ciência e a tecnologia em Angola.
A organização prevê apresentar, em 2023, o primeiro jogo internacional criado em Angola.
Segundo Gabriel Patrício, o programa inclui uma formação, em que ao longo dos 7 anos de existência, tem beneficiado mil e 200 pessoas em técnicas digitais anualmente.
“Toda a produção de jogos digitais, dos últimos cinco anos, disponíveis na NCR e na Unitel foram produzidos por jovens que participaram no concurso nacional de jogos digitais”, referiu.
A quarta edição aconteceu em 2019.