TAAG e TACV apostam na troca de serviços
A companhia área angolana, TAAG, vai ceder à sua congénere cabo-verdiana, TACV, um boeing 737-700, no quadro de um acordo entre ambas, anunciou, na cidade da Praia, o ministro angolano dos Transportes, Ricardo de Abreu.
O governante angolano, que falava à imprensa no final da 8ª reunião da Comissão Mista Angola e Cabo Verde, adiantou que se trata de uma acção na sequência de um acordo leasing entre as duas companhias aéreas, tendo como foco dotar a cabo-verdiana de capacidade para responder à demanda regional e internacional.
Adiantou que a intenção é dotar a transportadora cabo-verdiana de capacidade operacional para dar resposta aos anseios das populações dos dois países.
“É um casamento que pretendemos que seja de longo prazo. Estamos empenhados para assegurar a operacionalização das duas companhias aéreas e concretizar o desejo assumido”, disse.
Em relação ao retorno da TAAG, companhia aérea de bandeira, ao mercado cabo-verdiano, o ministro afirmou que deverá ocorrer muito brevemente, sem avançar detalhes.
“Mais importante do que as ligações aéreas é garantir que as duas companhias tenham capacidade de operacionalização para poder responder aos anseios e necessidades das populações”, disse.
No quadro da visita de Estado do Presidente da República, João Lourenço, a Cabo Verde, está prevista a assinatura de um “Acordo Bilateral sobre os Serviços Aéreos” e de um “Memorando de entendimento sobre os transportes aéreos entre o Ministério dos Transportes de Angola e o Ministério do Turismo e Transportes de Cabo Verde”.
Prevê-se igualmente a assinatura de um “Memorando de Cooperação Técnica entre a Autoridade Nacional da Aviação Civil da República de Angola (ANAC) e a Agência da Aviação Civil de Cabo Verde”.