Academia Diplomática homenageia Venâncio de Moura

A Academia Diplomática Venâncio de Moura realiza de 21 a 26 deste mês, em Luanda, a segunda edição de celebração do Dia do seu Patrono, em acto presidido pelo ministro das Relações Exteriores, Téte António.

De acordo com o programa a que o Jornal de Angola teve acesso, a abertura da emissão do programa “África Magazine” da Rádio Nacional de Angola (RNA) será feita a partir da Academia Diplomática Venâncio de Moura, com a participação especial do embaixador e ministro das Relações Exteriores, Téte António.

A cerimónia de celebração reserva ainda momentos culturais, nomeadamente actuação musical, teatro, poesia, exposição fotográfica, de artesanato, livros e feira de alimentação, além de actividades recreativas como futebol de salão, ténis de campo, entre outras.

O acto é aberto ao público mediante a apresentação do certificado da vacina ou teste da Covid-19 negativo feito nas últimas 48 horas.

Para o director-geral adjunto para a Área de Estudos e Investigação da Academia Diplomática, Matias Pires, Venâncio de Moura é das figuras de maior prestígio a nível da diplomacia angolana “porque enquanto viveu esteve em todas etapas da nossa actividade diplomática”.

Matias Pires disse ainda que Venâncio de Moura integrou o primeiro núcleo de diplomatas depois da proclamação da independência e esteve dentre as figuras que criaram o actual Ministério das Relações Exteriores.

“Em 1978, foi nomeado o primeiro embaixador angolano na República da Itália, primeiro país da Europa Ocidental a reconhecer a independência de Angola”, lembrou o académico, citado pela RNA.

Já o analista para os assuntos internacionais, João Benedito, considera que o tributo prestado à figura de Venâncio de Moura deve inspirar a juventude a seguirem o mesmo exemplo.

Venâncio de Moura, figura incontornável da diplomacia angolana, foi também um dos signatários do Protocolo de Lusaka, pelo Governo angolano, em Novembro de 1994. Dedicou 23 anos à diplomacia, um como embaixador na Itália e 22 nos cargos de vice e de ministro das Relações Exteriores.

FacebookTwitterGoogle+