Emanuel Carneiro faleceu em Lisboa vítima de doença

PHOTO-2022-02-15-21-23-34

Morreu ontem em Lisboa, vítima de doença, S. Exa. Emanuel Moreira Carneiro, que desempenhou funções governativas entre 1991 e 1999 ocupando, sucessivamente, os cargos de Vice-Ministro do Plano, Ministro do Plano, Ministro do Comércio, Ministro das Finanças e Ministro do Planeamento.

Emanuel Moreira Carneiro foi Professor Universitário de 2003 a 2007, nas Universidades Católica de Angola e Lusíada de Luanda. De 2007 a 2015, exerceu o cargo de Director-Geral do Instituto Superior de Ciências Sociais e Relações Internacionais, em Luanda, deixando ainda várias obras escritas e que resultam, principalmente, de estudos sobre a economia da África Subsahariana.

A propósito da sua morte, o Embaixador de Angola em Portugal, S. Exa. Carlos Alberto Fonseca endereçou à viúva de Emanuel Moreira Carneiro a seguinte mensagem de condolências:

“Foi com grande sentimento de pesar que tomei conhecimento do falecimento, por doença, de vosso esposo, o Dr. Emanuel Moreira Carneiro, ilustre ex-membro do Governo angolano, no qual desempenhou vários cargos e destacado docente universitário.

Neste momento de consternação e dor pela irreparável perda, recordamos a sua notável e gratificante dedicação à vida académica e o seu desempenho reconhecido, ao serviço do Estado angolano, marcando com o seu contributo o desenrolar da história económica do país.

Por tão infausto acontecimento que constitui o seu desaparecimento físico, em meu nome e da minha família, dos diplomatas e demais funcionários da Embaixada, apresento-lhe, Excelentíssima Senhora, os mais profundos pêsames e expressão de solidariedade que peço fazer presentes a toda a família enlutada.

Que a sua alma descanse em paz”.

FacebookTwitterGoogle+