Apresentados objectivos estratégicos em Malabo
O programa de acções da Presidência Pro-Tempore de Angola na Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) para 2021/2023 foi apresentado, sexta-feira (11), em Malabo, ao Corpo Diplomático e altos funcionários do Ministério dos Assuntos Exteriores e Cooperação da República da Guiné Equatorial.

Coube ao embaixador na Guiné Equatorial, António Luvualu de Carvalho, anunciar os “objectivos estratégicos” da Presidência de Angola, com destaque para a implementação do 4° pilar de cooperação da CPLP (o económico), aprovado na última Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da organização, realizada, em Luanda, em Julho de 2021.
Segundo o diplomata, o país desenvolverá acções de continuidade das anteriores lideranças, nomeadamente, a do Brasil (2016/ 2018), sob o lema “A CPLP e a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, bem como de Cabo Verde (2018/2021) sobre “As Pessoas, a Cultura, os Oceanos”, em colaboração com o Secretariado Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, e buscará parcerias internas e externas para a sua materialização.
A reunião serviu também para os chefes de missões diplomáticas dos países- membros da organização aprovarem o documento que formalizou a criação do Grupo de Embaixadores da CPLP, em Malabo.
Deste modo, Malabo passa a constar da lista de mais de 40 cidades mundiais com Grupos de Embaixadores da comunidade e em funcionamento, juntando-se, entre outras, a Addis Abeba, Argel, Berlim, Bruxelas, Brasília, Budapeste, Cairo, Genebra, Haia, Havana, Luanda, Nairobi, Ottawa, Kinshasa, Maputo, Roma, São Tomé, Tóquio, Tel Aviv, Viena.