Fundo Soberano investe na hotelaria

Fotografia: bbc.co.uk
O Fundo Soberano de Angola, constituído com um capital inicial de cinco mil milhões de dólares (500 mil milhões de kwanzas), vai começar a investir na hotelaria e em infra-estruturas comerciais na África subsaariana, afirmou o seu presidente.
José Filomeno dos Santos disse, em Hong Kong, à agência financeira Bloomberg que o Fundo pode investir em pelo menos 50 unidades hoteleiras em países africanos a sul do Sahara, incluindo Angola.
O presidente do Fundo Soberano de Angola declarou estar igualmente a ser analisado o investimento em projectos de infra-estruturas, entre os quais portos, aeroportos e centrais eléctricas, e que vão ser criados “dois sub fundos para negócios nos dois sectores mencionados”.
O investimento hoteleiro vai centrar-se em unidades de três a cinco estrelas que se destinam, à semelhança das infra-estruturas comerciais, a procurar atrair mais os homens de negócios do que os turistas por terem um modelo de consumo mais estável e previsível.
“O número de quartos de qualidade internacional disponível é ainda muito baixo, pelo que há potencial de crescimento”, disse José Filomeno dos Santos, que revelou que o Fundo vai concentrar a atenção tanto na aquisição de hotéis já em funcionamento como nos que estão na fase de desenvolvimento.
Os dois subfundos, garantiu o presidente do Conselho de Administração, estarão operacionais no prazo máximo de três meses. José Filomeno dos Santos declarou que se está “na fase de recrutamento de pessoal para gerir estes investimentos” e que “há já alguns projectos identificados.”