Firma angolana constrói central de electricidade

Um consórcio angolano vai construir em São Tomé, a principal ilha de São Tomé e Príncipe, uma central eléctrica abastecida a gás natural e a energia solar.

A construção é feita no âmbito de um acordo assinado com o governo do arquipélago, disse o secretário de Estado das Infra-estruturas e Recursos Naturais.

José Maria Fonseca afirmou que a obra, a construir na cidade de Neves, dever ficar concluída no prazo de ano e meio. O projecto prevê duas unidades distintas: uma central com duas turbinas alimentadas a gás, cada uma com potência de 15 megawatts (MW), e a outra, com painéis solares com cinco megawatts de potência.

A ilha de São Tomé é abastecida por pequenas centrais eléctricas que funcionam a gasóleo fornecido pela petrolífera angolana Sonangol, mas existe uma dívida à empresa, que está “em fase ascendente”, que chegou a 17 milhões de dólares (1,7 mil milhões de kwanzas).

A perspectiva de produção para breve de gás natural na Zona de Desenvolvimento Conjunto entre São Tomé e Príncipe e a Nigéria também anima o governo são-tomense nas negociações com o consórcio angolano, que vai investir pouco mais de 40 milhões de dólares (quatro mil milhões de kwanzas) para a instalação da central.  Nigéria e São Tomé discutem a viabilização da Zona de exploração conjunta.

FacebookTwitterGoogle+