Kiluanji kia Henda expõe em Edimburgo

Fotografia: Cedida pelo artista

Fotografia: Cedida pelo artista

O fotógrafo Kiluanji kia Henda participa desde segunda-feira e até o dia 20 de Junho, na cidade escocesa de Edimburgo, numa exposição colectiva, intitulada “A Thousand of him, scattered, Relative Newcomers in Diaspora”, a ter lugar no Centro Escocês para Fotografia – Stills.

A exposição tem como comissário o colectivo Mother Tongue (Tiffany Boyle & Jessica Carden) e segundo um comunicado do artista, é uma viajem de temas através da narrativa e biografia para examinar como os indivíduos se relacionam com o seu estatuto de imigrantes e as suas realidades diárias.

Kiluanji kia Henda apresenta a obra “O Mercador de Veneza” que retrata um emigrante de origem senegalesa num dos mais nobres palácios de Veneza, com o intuito de fazer uma abordagem sobre a actual situação dos emigrantes numa perspectiva histórica, uma vez que a cidade foi construída por escravos africanos.

O documento diz que cada trabalho reflecte de maneira diferente a sua história na diáspora como um conceito utilitário, simultâneo e redundante como um termo que descreve uma experiência compartilhada longe da terra natal. “O confronto e resistência, desânimo e revolta, afirmação e acessórios feitos visivelmente em demonstrações, impelem-nos a pensar e repensar e definir as ideias de cidadania”.

Kiluanji kia Henda expõe igualmente desde 23 de Março e até 4 de Maio, na Residência Artística dos Emiratos Árabes Unidos, a convite da directora da Fundação Sharjah Art, Hoor Al Qasimi.

O projecto, financiado pela Fundação Sharjah Art, é parte de um trabalho de Kiluanji kia Henda, denominado “Uma cidade chamada Miragem”, que data do ano passado na Jordânia. O trabalho também vai ser exibido em diferentes mostras individuais no segundo semestre deste ano em Luanda, Lisboa e Londres.

FacebookTwitterGoogle+