Encontro nacional sobre autoridades tradicionais marcado para este ano

Foto: Angop

Foto: Angop

O III Encontro Nacional sobre as Autoridades Tradicionais terá lugar entre Setembro e Outubro deste ano, anunciou nesta terça-feira, em Luanda, o director nacional da Administração Local do Ministério da Administração do Território, Belisário Santos.

O responsável que prestou a informação no âmbito da Reunião Metodológica dos Recursos Humanos da Administração Local, aberta segunda-feira e com encerramento mercado para hoje, disse que o fórum nacional será antecedido de encontros municipais e provinciais para a escolha dos delegados.

Salientou que o evento vai debater o papel das autoridades tradicionais, na perspectiva de se definir critérios de sucessão e tipo de vestimenta, através da qual passarão a ser identificados os sobas e séculos quanto a sua origem.

Segundo Belisário Santos, Angola conta actualmente com 40.332 autoridades tradicionais, mas um diagnóstico feito recentemente pela sua direcção revela que este número está inflacionado devido ao facto de não haver critérios definidos para se estabelecer o perfil do verdadeiro soba.

“Actualmente todo mundo quer ser soba ou século, bastando para tal formar uma pequena comunidade na localidade onde reside e se auto denominar autoridade tradicional”, observou o responsável.

Para inverter o quadro, o director nacional da Administração Local defendeu a necessidade de definição de critérios e perfis para que o país tenha apenas autoridades tradicionais reais.

Belisário Santos exemplificou que só a província do Uige conta actualmente com 7.359 autoridades tradicionais, cifra superior aos efectivos da Polícia Nacional naquela região do norte do país.

Concluiu que o Encontro Nacional sobre as Autoridades Tradicionais trará benefícios para o país, na medida em que vai encontrar soluções para os grandes e graves problemas que este sector da sociedade atravessa.

FacebookTwitterGoogle+