Angola quer reforço da cooperação com Senegal

O Presidente angolano, João Lourenço, recomendou, nesta quarta-feira, ao novo embaixador de Angola no Senegal, a trabalhar com afinco para o reforço dos laços de amizade e cooperação entre os dois Estados.
Na cerimónia de posse de novos governantes, João Lourenço lamentou o facto de Angola ainda não ter aberto a sua representação diplomática naquele país da África Ocidental, 46 anos depois da independência nacional.
“O Senegal é um país importante pela sua cultura e história e, sobretudo, pela influência que tem naquela região, onde está inserido”, observou.
Neste sentido, o Chefe de Estado defendeu que o embaixador trabalhe para compensar a oportunidade perdida ao longo deste tempo, tendo em vista o reforço da cooperação.
Relativamente ao vice-governador do Huambo, o Titular do Poder Executivo recomendou que ajude a governadora a resolver os principais problemas da província, em benefício das populações.
No Palácio Presidencial tomaram posse o embaixador no Senegal, Adão Pinto e o vice-governador do Huambo para o Sector Técnico e Infraestruturas, Elmano Inácio Herculano Francisco .
Tomaram, igualmente posse, os administradores não executivos do Conselho de Administração do Banco Nacional de Angola, designadamente, Álvaro Teixeira Costa , Clarice dos Anjos Mendes Vieira , Daniela de
Almeida Simão, Ermenegildo Oseias Fernando, Jaime Joaquim Pedro Fortunato e Luís Manuel Neto .
Banco Nacional de Angola
Da parte dos novos administradores não executivos do Conselho de Administração do Banco Nacional de Angola, João Lourenço afirmou que a entrada em função destes quadros ocorre numa altura em que o banco acaba de ganhar maior independência para o seu desempenho.
Disse, na ocasião, que o momento é “muito bom” na sequência das reformas que vêm sendo implementadas no país, com o foco na melhor organização da economia nacional.
“Com isso poderemos organizar melhor a nossa economia, bem como atrair investimento estrangeiro“, sublinhou.