PR já em Abu Dhabi para visita oficial

O Chefe de Estado angolano, João Lourenço, chegou esta segunda-feira a Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, para uma visita oficial de dois dias.
O Presidente João Lourenço desembarcou em Abu Dhabi acompanhado pela primeira-dama da República, Ana Dias Lourenço.
O programa da visita reserva para hoje, no período da tarde, um encontro privado entre o Presidente da República, João Lourenço, e o príncipe de Abu Dhabi e comandante supremo adjunto das Forças Armadas dos Emirados Árabes Unidos, Hamdan Bin Zayed Sultan Al Nahyam.
De seguida, as duas individualidades testemunharão a assinatura de memorandos de entendimento entre os dois países, nos domínios dos Transportes e da Energia.
Quarta-feira, último dia da visita , João Lourenço cumprirá uma jornada na EXPO, no dia dedicado, pela a exposição, a Angola.
A visita de Estado aos Emirados Árabes Unidos insere-se no quadro do novo paradigma de diplomacia económica, para atrair mais investimentos externos para o país.
As relações bilaterais entraram numa nova fase, com a introdução de políticas conjuntas destinadas a dar seguimento à cooperação em domínios mais alargados de intervenção e de interesse comum.
Desenvolvimento das relações bilaterais
Angola e os Emirados Árabes Unidos rubricaram em 2019 um acordo de protecção recíproca de investimentos, o ponto de partida para o arranque da nova fase da cooperação.
Os governos dos dois países ratificaram a Convenção para evitar a dupla tributação e a Evasão Fiscal, que entrou em vigor em Março de 2020, apostando na cooperação económica, com destaque para os transportes, agricultura e indústria.
A nível dos transportes já existe, entre outras, a ligação aérea entre as cidades de Luanda e Dubai.
Os EAU é uma confederação formada por sete monarquias árabes do Golfo Pérsico, cada uma com a sua soberania, sendo os Emirados Dubai, Sharjah, Ajman, Fujairah, Ras al-Khaimah, Umm al-Quwain e Abu Dhabi, a capital e o centro político-diplomático.
Com uma população estimada em mais de nove milhões de habitantes, tem como língua oficial o árabe e o Islão é a religião predominante.