Deputados moçambicanos felicitam angolanos

Fotografia: António Capitão
O deputado moçambicano Agostinho Vuma felicitou Angola por estar a preparar o primeiro Censo Geral da População e Habitação após a independência, que se realiza de 16 a 31 de Maio.
O deputado, que chefiou uma delegação do Conselho de Administração da Assembleia da República de Moçambique, que visitou Angola durante quatro dias, referiu a importância da iniciativa por os elementos recolhidos permitirem ao Executivo melhorarem a vida dos angolanos.
O deputado moçambicano, Agostinho Vuma, considerou que as instalações modernas do Gabinete de Apoio ao Círculo Eleitoral Provincial da Assembleia Nacional em Benguela são fundamentais no processo de aproximação entre o Poder Político e as comunidades locais.
Agostinho Vuma, que chefiou uma delegação parlamentar Assembleia da República moçambicana, fez esta consideração à imprensa, após visitar o Gabinete de Apoio aos deputados residentes em Benguela. O deputado moçambicano disse ser por meio deste mecanismo que os deputados angolanos eleitos nos círculos provinciais vão poder aproximar-se ainda mais do cidadão, no âmbito do processo de auscultação.
Durante a visita de quatro dias a Angola, lembrou, o recém-criado conselho de administração do Parlamento moçambicano colheu junto do órgão homólogo angolano essa experiência de aproximação e assistência aos deputados dos círculos eleitorais. “Como conselho de administração da Assembleia da República de Moçambique, um dos objectivos da nossa missão a Angola era colher experiências daquilo que deve ser o tratamento do deputado ao nível das províncias”, frisou Agostinho Vuma, reconhecendo que isso vem, de certa forma, aprimorar os mecanismos de funcionamento do Parlamento.
Apesar de Angola ter outra forma de legislar a nível nacional, disse, a experiência de Moçambique está assente nas assembleias municipais e provinciais, o que garante uma maior aproximação do Poder Político aos cidadãos. Agostinho Vuma disse ter ficado impressionado devido à repercussão que o novo gabinete do Círculo Eleitoral de Benguela vai ter no apoio técnico e administrativo às missões dos deputados na província. Daí ter considerado alcançados os objectivos da missão moçambicana.
Num investimento de 300 milhões de kwanzas, as obras de construção do Gabinete de Apoio aos deputados da Assembleia Nacional em Benguela começaram em 2012 e terminaram no ano passado. Trata-se de um imponente edifício de dois pisos, com um auditório para 70 pessoas, áreas administrativas, escritórios para cada um dos seis deputados residentes em Benguela, já apetrechados com equipamentos tecnológicos modernos, para proporcionar excelentes condições de trabalho.
Nas r instalações vão trabalhar os deputados Armando da Cruz Neto, Veríssimo Sapalo, Eduarda Magalhães e Filipe Domingos (do MPLA) e Alberto Ngalanela (UNITA), todos do círculo provincial, além de Jeremias Dumbo, eleito na lista do círculo nacional do MPLA.
Cuando Cubango
A directora dos Serviços Provinciais do Instituto Nacional de Estatística (INE) do Cuando Cubango garantiu à comunicação social estarem criadas as condições logísticas e administrativas para a realização do Censo Geral da População e Habitação.
Débora Ferro, que falava após a entrega de 15 viaturas para apoio à operação, disse que na província o INE tem mais uma vez o apoio da Força Aérea Nacional (FAN), que disponibilizou três helicópteros.
A identificação das zonas de difícil acesso nos municípios de Mavinga, Rivungo, Cuchi, Cuangar e Menongue, lembrou, apenas foi possível com a colaboração da Força Aérea Nacional.
O vice-governador do Cuando Cubango para o sector político e social, Pedro Camelo, considerou, na cidade de Menongue, que a realização do Censo vai dar resposta à concretização do sonho de bem-estar para a população, sobretudo a juventude.
PRS na sensibilização
O Partido de Renovação Social (PRS) no Namibe está empenhado, desde a primeira quinzena de Fevereiro, na sensibilização da população sobre a importância do Recenseamento Geral da População e Habitação, esclareceu secretário provincial. Tchimbongue Filipe, indicou que, apôs um encontro de auscultação entre militantes do partido em Fevereiro e a realização do conselho de auscultação dos seus militantes, deu-se início à sensibilização porta à porta e a realização de palestras nas comunidades sobre a importância do Censo Geral. Os militantes estão sensibilizados para contribuírem na mobilização da população nos municípios da Bibala, Virei, Camucuio, Namibe e Tômbwa, com vista ao êxito do processo.