MCTA entrega Prémio Nacional de Cultura e Artes

Músico Filipe Mukenga entre os galardoados

O Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente (MCTA) procedeu, na noite de terça-feira, a entrega do Prémio Nacional de Cultura e Artes, edição 2021.

Durante a gala, os contemplados receberam das mãos do ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida, os galardões e diplomas de mérito.

A lista dos galardoados da presente edição é constituída pelo músico Filipe Mukenga, a escritora Amélia da Lomba, a artista plástica Ana Silva, o encenador Rogério Ferreira de Carvalho, o Projecto Benguela Streets Dance, o operador de câmara Afonso José Salgado Costa e a Associação Tchiweka de Documentação.

Instituído em 2000, o Prémio Nacional de Cultura e Artes tem o propósito de galardoar criadores nas disciplinas de literatura, cinema e áudio visuais, artes plásticas, artes de espectáculos e investigação em ciência humanas e sociais, sendo uma expressão de celebração e reconhecimento da excelência, da entrega, da dedicação, do espírito criativo, do trabalho constante e do testemunho de carreiras marcantes, dignas da mais alta distinção do Estado Angolano,

Desde a sua criação, o Prémio Nacional de Cultura e Artes já foi outorgado a 132 laureados, entre os que se destacam criadores e artistas das mais diferentes disciplinas das artes, associações de artistas, centros e investigação científica, escritores e intelectuais, estudiosos, académicos e profissionais das diferentes manifestações culturais.

O galardão visa incentivar a criação artística e cultural, bem como a investigação científica no domínio das ciências humanas e sociais.

FacebookTwitterGoogle+