Angola e Portugal reforçam cooperação no domínio marinho

O Instituto Nacional de Investigação Pesqueira e Marinha de Angola (INIPM) e o Instituto Hidrográfico de Portugal, assinaram, quarta-feira (dia 08), um protocolo de entendimento nos domínios da hidrografia, oceanografia, geologia e química marinha.
Foram signatários do memorando, os directores-gerais dos referidos institutos, sendo pela parte angolana, Filomena Vaz Velho, e pela parte portuguesa, o Contra-almirante Carlos Manuel da Costa Ventura Soares.
Segundo apurou a ANGOP, este protocolo visa desenvolver a cooperação técnica e o intercâmbio de experiências na base dos princípios da igualdade e reciprocidade de vantagens para os dois países.
Dentre outros aspectos, este memorando vai incidir sobre a formação de quadros, capacitação institucional, operação de navios de investigação científica e técnicas de geologia e química marinha.
Os encargos financeiros deste protocolo estão assegurados pela conjugação das disponibilidades das partes e de eventuais parceiros desse projecto que tem uma vigência de três anos renováveis.
Testemunharam a assinatura desse memorando de entendimento, em Luanda, a secretaria de Estado para as Pescas, Esperança da Cunha e altos funcionários da embaixada de Portugal em Angola.