Executivo aposta no bem-estar do Idoso

Secretária de Estado, Elsa Barber, preside acto central do Dia Nacional do Idoso

O Executivo angolano tem apostado no bem-estar dos idoso, com políticas, programas e projectos de apoio e protecção, disse, esta terça-feira, a secretária de Estado para a Família e Promoção da Mulher, Elsa Barder.

Em Angola, as autoridades apontam o registo de 941 mil idosos, cerca de 4 por cento da população angolana.

Entende-se por pessoa idosa todos indivíduos de ambos os sexos com mais de 60 anos de idade, independentemente da sua condição socioeconómica.

Elsa Barber, que falava durante um encontro com idosos de vários centros da capital, no âmbito do Dia Nacional da Pessoa Idosa, considerou a valorização dos idosos como fundamental, por serem pilares na transmissão milenar de valores morais e cívicos, éticos, culturais e patrióticos.

“Devemos dar à pessoa idosa, sensibilizar as gerações mais novas para adoptarem todas as medidas para o envelhecimento saudável, além de agradecer aos nossos bravos mais velhos por tanta dedicação ao longo de toda sua vida pela família e desenvolvimento do país”, reforçou.

O respeito pelos idosos, prosseguiu, é um valor fundamental presente em todas as sociedades africanas, pois pela sua idoneidade e conhecimento formam gerações com os seus ensinamentos.

No âmbito do Programa de Valorização da Família e reforço das Competências Familiares,  Elsa Barber explicou que até ao terceiro trimestre de 2021 foram apoiados 3 mil 480 idosos na comunidade e 848 que estão nos 18 lares de assistência à pessoa idosa, localizados em 11 das 18 províncias do país.

Por sua vez a representante dos idosos da Associação da Amizade e Solidariedade para com a Terceira Idade, Mariana Moreira,  disse ser necessário que em cada bairro haja um centro dia para acolher os idosos durante o dia para poderem conviver uns com os outros.

O Dia Nacional da Pessoa Idosa, que este ano celebra-se sob o lema: “Valorização da terceira idade: Um compromisso de todos”.

FacebookTwitterGoogle+