Comissão da União Africana trabalha com os provedores

Fotografia: Cedida pela Provedoria da Justiça

Fotografia: Cedida pela Provedoria da Justiça

A União Africana decidiu trabalhar com os provedores de Justiça na prevenção de conflitos e na observação de eleições no continente, afirmou ontem, em conferência de imprensa, o provedor angolano.

Paulo Tjipilica, presidente em exercício da Associação dos Provedores de África, após ser recebido em audiência pela presidente da Comissão da União Africana, Nkosazana Zuma.  Paulo Tjipilica explicou que Nkosazana Zuma reconheceu que os provedores de Justiça são a última “defesa” dos direitos dos cidadãos em África e elogiou o papel do Presidente José Eduardo dos Santos na busca de soluções para pôr fim aos conflitos nos países limítrofes e em toda a África.

Durante o encontro, foi apresentada a embaixadora dos provedores de Justiça africanos junto da União Africana. Paulo Tjipilica referiu que, além de apresentar os objectivos da associação dos provedores, deu a conhecer que os mediadores de Justiça foram acreditados juntos da União Africana em 2011 e no mesmo ano foi rubricado com esta organização um acordo de cooperação no âmbito da boa governação, observação das eleições e prevenção e mediação de conflitos.

Paulo Tjipilica anunciou igualmente, para este mês, a realização de uma reunião dos provedores de Justiça, na África do Sul, onde deve ser feita uma reflexão profunda sobre os conflitos no continente africano  e suas causas.

O encontro tem a presença de antigos chefes de Estados africanos como Olusengun Obasanjo, da Nigéria, Joaquim Chissano, de Moçambique, Tambo Mbeki, da África do Sul, Pierre Boyoya, do Burundi, e Salin Ahmed Salin, antigo secretário-geral da Organização de Unidade Africana.

FacebookTwitterGoogle+