Manuel Augusto avalia cooperação com França, Guiné-Conakry e Turquia

Foto: Angop
O estado de cooperação de Angola, com a França, Guiné-ConaKry e a Turquia foi analisado nesta sexta-feira, em Luanda, durante audiências, separadas, do secretário de Estado das Relações Exteriores, Manuel Augusto, aos respectivos embaixadores, acreditados no país.
A saída da audiência, o diplomata francês, Jean Claude Moyre, primeiro a ser recebido, disse que o encontro serviu para abordagem de distintos temas da actualidade internacional, em particular porque Angola aspira a um lugar de Membro não-permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas.
Para o diplomata, é importante, para as autoridades francesas, ter uma ideia dos objectivos do país, neste âmbito.
Por outro lado, disse que, durante o encontro de cerca de uma hora, foi igualmente abordada a situação na Região dos Grandes Lagos, uma vez que o país ocupa a presidência da organização regional e “está a fazer um trabalho impressionante para tentar solucionar o problema da paz e segurança”.
Já o diplomata da Guiné-Conakry, El Hadj Bangaly, referiu que o encontro serviu para abordagem de aspectos ligados a cooperação bilateral, face a grande comunidade do seu país em Angola. O momento permitiu expôr preocupações relativas a esta comunidade, explicou.
Por fim, o embaixador da Turquia, Ihsan Kiziltan, disse terem se centrado as conversas em questões económicas e comerciais, particularmente relativos aos mecanismos para o incremento das relações entre a Turquia e Angola.
Ihsan Kiziltan mostrou satisfeito com o rumo da cooperação bilateral, e deu a conhecer que, neste quadro, está a ser preparada a vinda a Luanda, no final do mês, de dois navios turcos.