ENSINO SUPERIOR DISPONIBILIZA MAIS DE 144 MIL VAGAS
Cento e quarenta e quatro mil 301 vagas estão disponíveis para o ensino superior em todo país no ano académico 2021/2022, informou nesta terça-feira, em Luanda, o Secretário de Estado para o Ensino Superior, Eugénio da Silva.
No ano académico 2020/2021, foram disponibilizadas no país 133 mil 672 vagas.
O secretário de Estado falava em conferência de imprensa para abordar aspectos relativos a preparação do ano académico 2021/2022.
Para o novo ano académico, o responsável informou que as áreas das ciências sociais, comércio e direito continuam a registar o maior número com 42,7%, o que corresponde a 61 mil 737 vagas, e 18,5% para os cursos de engenharia, indústria de transformação e produção, o que representa 26 mil 749 vagas.
Existem no país 96 Instituições do Ensino Superior (IES), sendo 32 públicas e 64 privadas, divididas entre academias (1 pública), Universidades (11 públicas e 10 privadas), institutos superiores (16/52) e escolas superiores (4/2), lembrando que as unidades militares integradas no sistema do ensino superior seguem um regime próprio.
Anunciou a entrada em funcionamento mais quatro novas instituições privadas (uma universidade e três institutos politécnicos).
No âmbito da garantia da legalidade, frisou que foram encerradas no corrente ano duas instituições do ensino superior que não apresentavam as condições exigidas para um ensino de qualidade.
Por outra, lembrou haver saturação em algumas áreas de ciência da educação ligadas à formação de professores em 35 IES, das quais 24 são privadas, daí a descontinuação de alguns cursos.
Finalizou lamentando existir no país apenas uma IES com curso de matemática e agropecuária, bem como dois de agricultura que é actualmente uma actividade primordial para o alavancar do desenvolvimento económico do país, pelo que se torna urgente a revisão curricular.