Crescimento angolano abordado na Turquia

Foto: Clemente dos Santos

Foto: Clemente dos Santos

No âmbito das comemorações do Dia da Paz e Reconciliação Nacional de Angola, 4 de Abril, a Embaixada da República de Angola na Turquia realizou actividades com o objectivo de divulgar vários aspectos da história, sociedade e cultura, para além da política e informação económica.

Neste contexto, o professor angolano Sebastião Isata proferiu uma palestra no Centro Cultural do Japão, em Ankara, dedicada ao “Crescimento Angolano no Pós Guerra”,  e também foi mostrada uma exposição fotográfica que retracta o desenvolvimento de Angola.

Para uma plateia de mais 70 pessoas, Sebastião Isata realçou vários aspectos do crescimento angolano, dizendo que “tal deve-se as novas descobertas petrolíferas e de gás, que tornaram Angola no primeiro produtor de petróleo da África subsahariana, com uma produção diária de dois milhões de barris/dia”.

O palestrante realçou igualmente a estabilidade do país, garantida por uma condução política que assumiu o desígnio do desenvolvimento e a integração e cooperação com os vários países do mundo.

No plano interno, destacou, “as políticas promovidas pelo Governo no sector da hotelaria e turismo que têm estado a orientar-se para a construção de infra-estruturas em áreas urbanas, a definição e promoção de rotas turísticas nacionais, com entrosamento no desenvolvimento provincial e rural, bem como o fomento de emprego e a criação de micro-empresas de serviços turísticos”.

Sebastião Isata terminou a sua apresentação realçando a construção de novas áreas habitacionais, em todo o país, e a Lei do Investimento Estrangeiro, que propõe a atracção de parcerias, particularmente estrangeiras.

Segundo o orador, “Angola aprovou até Novembro de 2013, 177 propostas de investimento directo estrangeiro, estimados em USD 433,3 mil milhões ” (cerca de 43.330 mil milhões de Kwanzas), o que faz do país um bom destino para quem quer fazer negócios.

Após a explanação, seguiu-se um período de debate, em que os presentes questionaram e tiraram dúvidas sobre Angola e o seu desenvolvimento.

O  Embaixador José Alves Primo agradeceu, já no fim da sessão, a presença do palestrante e ofereceu um coktail para brindar à Paz em Angola.

Assistiram a palestra vários embaixadores acreditados na Turquia, entre os quais de Portugal, Brasil, República do Congo, Sudão do Sul, Zâmbia, África do Sul, Djibouti, Argélia e Benin. Estiveram também estudantes angolanos, turcos, Bissau-guineenses, moçambicanos e cabo-verdianos, além de empresários locais.

 

FacebookTwitterGoogle+