Angola mostra projectos de urbanismo de sucesso

Fotografia: Quintiliano dos Santos| Medellin
Angola está presente no sétimo Fórum Urbano Mundial, a principal conferência global sobre questões urbanas, organizada pelo Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos, que decorre de 5 a 11 de Abril, na cidade de Medellín, na Colômbia.
“Património Urbano em Desenvolvimento-Cidades para a Vida”, é o lema escolhido para a reunião, que analisa a situação actual das cidades e o grau de cumprimento dos objectivos do Milénio.
A delegação multi-sectorial angolana é chefiada pelo ministro do Urbanismo e Habitação, José António Maria da Conceição e Silva.
Angola está representada por um autêntico “canteiro de obras”, espelhando muitos projectos em execução, nomeadamente as centralidades, os 200 fogos por município, a requalificação urbana, a autoconstrução dirigida.
Além da exposição Angola realiza no fórum palestras sobre as Aldeias Rurais Auto-sustentáveis, a execução do Programa Nacional do Urbanismo e Habitação, o Plano Director de Luanda e o Programa de Reconversão Urbana, que tem despertado o interesse dos visitantes, que realçam a estrutura arquitectónica do pavilhão e a exposição bem ilustrada e elucidativa, em termos de imagem e de texto.
O Fórum Urbano Mundial junta representantes de governos, organizações da sociedade civil, universidades, sector privado, agências das Nações Unidas e outras organizações internacionais, além de 140 especialistas internacionais e mais de cem instituições que apresentam trabalhos como soluções para os desafios que as cidades enfrentam. Já visitaram o pavilhão de Angola cerca de dois mil visitantes.