Ministro das Relações Exteriores inicia visita à Rússia

Foto: Pedro Parente
O ministro das Relações Exteriores, Georges Rebelo Pinto Chikoti, iniciou, segunda-feira, uma visita oficial de 72 horas à Rússia, com uma palestra sobre a política externa de Angola.
Segundo uma nota do Ministério das Relações Exteriores (Mirex), chegada à Angop, no encontro, Georges Chikoti destacou na sua dissertação que os seus pressupostos foram assentes em fundamentos consagrados na Constituição e no Programa do Executivo Angolano.
A palestra aconteceu no Instituto de Relações Internacionais “MGIMO”, do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia, e teve como público-alvo académicos, estudantes em Moscovo, dentre os quais angolanos, diplomatas e outros convidados da referida instituição de ensino superior, bem como da Embaixada de Angola naquele país europeu.
Durante o seu pronunciamento, o governante apontou como prioridade da política externa de Angola a defesa absoluta dos seus interesses e objectivos estratégicos, nomeadamente a preservação e o fortalecimento da soberania nacional, a não ingerência nos assuntos internos do país, a defesa da paz e segurança mundial.
A prevenção, gestão e resolução de conflitos por via pacífica e o apoio ao desenvolvimento económico, político e social de Angola, através de uma maior inserção do país no concerto das nações são outras das prioridades da política externa angolana.
A condenação do uso da força como meio de resolução de conflitos fora do sistema das Nações Unidas e da Carta da União Africana (UA), o respeito pelos Direitos Humanos, e o Reconhecimento do Direito Internacional como norma de conduta dos Estados nas suas relações de cooperação foram outras das prioridades do país realçadas pelo ministro.
É com base nestes princípios, referiu, que a diplomacia angolana tem trabalhado de forma activa ao redor dos grandes desafios regionais, sub-regionais e internacionais, caracterizados pelo actual processo de transformação da política mundial.
Sobre as relações de amizade e de cooperação entre Angola e a Federação da Rússia nos mais variados domínios, o diplomata afirmou que “são excelentes,” e que as mesmas remontam aos primórdios da luta de libertação nacional e da independência do país.
Para Georges Chikoti, os actuais níveis de relações de cooperação bilateral e as suas dimensões no quadro da diversificação da economia de Angola constituíram-se numa parceria estratégica, promovendo os interesses comuns e de cooperação, com vantagens recíprocas com vista ao desenvolvimento e bem-estar dos dois países e seus respectivos povos.
Sobre o processo de paz e segurança, estabilidade e desenvolvimento na região da África Central, dos Grandes Lagos, da Comissão do Golfo da Guiné (CGG) e da SADC, nas quais Angola está inserida, foi referenciada pelo chefe da diplomacia angolana, e que dada a sua própria experiência na prevenção e resolução de conflitos por via do diálogo, como forma de se alcançar o consenso, o país candidatou-se a membro não permanente do Conselho de Segurança das nações Unidas no período de 2015-2016.
“Angola como Nação, considera a paz e segurança premissas fundamentais para o desenvolvimento, a democracia e a promoção e respeito dos direitos humanos”, ressaltou.
Ainda hoje, o ministro Georges Chikoti, teve um encontro de cortesia com o ministro dos Recursos Naturais e co-presidente, pela parte russa, da Comissão Mista Bilateral Angola/Rússia, Sergey Donskoy, que considerou Angola o maior parceiro, no quadro da cooperação e comércio, da Rússia em África.
Angola e a Rússia anunciaram que no próximo semestre do corrente ano será realizada a terceira Comissão Mista Bilateral, na qual as duas partes deverão trabalhar para revisão de acordos anteriores e assinaturas de novos instrumentos jurídicos nos sectores dos transportes (ferroviário e marítimo), da formação de quadros e do reconhecimento de diplomas do ensino superior.
Para terça-feira, dia 8, o governante tem previsto um encontro de trabalho com o seu homólogo russo, Sergey Lavrov, e vai assinar um Memorando de Entendimento de Consultas Políticas e Diplomáticas Regulares entre os dois países.
A visita oficial do ministro das Relações Exteriores, Georges Chikoti à Rússia termina dia 9 de Abril do corrente ano.