Lançamento oficial da campanha para a eleição de Angola ao Conselho de Segurança da ONU

Fotografia: Reuters
O secretário de Estado das Relações Exteriores, Manuel Augusto, presidiu em Nova Iorque, à cerimónia que assinalou o 12º aniversário da paz em Angola e o lançamento oficial da campanha para A eleição a Membro Não Permanente do Conselho de Segurança da ONU para um mandato até 2016.
Durante o acto na sede da ONU e que contou com uma exposição de artes plásticas de pintores angolanos, o secretário de Estado afirmou que caso Angola seja o país eleito, vai incidir a sua acção nas questões da paz, segurança, estabilidade e desenvolvimento, conforme o lema da sua campanha.
Manuel Augusto estava ladeado pelo sub-secretário da ONU para as Operações de Manutenção da Paz, Herve Ladsous, e pelo representante permanente de Angola junto da ONU, embaixador Ismael Gaspar Martins. No acto de lançamento da campaanha relatou os progressos alcançados por Angola nos 12 anos de paz.
Na ocasião, foi distribuído aos convidados da ONU e das missões permanentes um manifesto do Executivo que descreve os objectivos de Angola no Conselho de Segurança. A exposição de artes plásticas, sob a direcção de António Tomás Ana “Etona”, com obras de diversos artistas angolanos, vai estar patente no edifício central das Nações Unidas até quarta-feira.
A candidatura de Angola a membro não permanente do Conselho de Segurança foi apresentada em 2013 e obteve em Janeiro o apoio da União Africana. As eleições são realizadas no próximo mês de Outubro.
Os altos funcionários da ONU enalteceram os esforços do Presidente José Eduardo dos Santos na busca de soluções para apacificação da região e encorajaram o Chefe de Estado a continuar as iniciativas, como a recente cimeira de países dos Grandes Lagos mais a África do Sul, realizada em Luanda.