José Eduardo dos Santos envia mensagem ao presidente da Tanzânia

Foto: Lino Guimaraes

Foto: Lino Guimaraes

O Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, enviou hoje, quinta-feira, uma mensagem ao seu homólogo tanzaniano, Jakaya Kikwete, sobre a situação na região dos Grandes Lagos.

A informação foi prestada  no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, em Luanda, pelo enviado especial do presidente angolano a esta missão, o secretário de Estado das Relações Exteriores, Manuel Augusto, momentos antes de deixar a capital do país, com destino a Dar-Es-Salaam.

O Chefe de Estado tanzaniano esteve ausente terça-feira na Mini-Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo do Comité da Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos (CIRGL), convocada pelo Presidente de Angola e em exercício desta órgão regional, José Eduardo dos Santos.

No encontro, que adoptou a denominada “Declaração de Luanda”, os participantes abordaram principalmente a actual situação de instabilidade reinante na República Democrática do Congo (RDC).

Os estadistas decidiram proceder, em colaboração com as Nações Unidas, ao rápido repatriamento dos ex-militares do M23, do Uganda e do Rwanda, que constituem um encargo para os dois países.

Decidiram ainda adoptar uma abordagem global na luta contra as forças negativas, tendo em conta o papel da exploração e da comercialização ilegal dos recursos naturais, ou o financiamento das suas actividades,  bem como a aplicação de sanções políticas e económicas a todas as forças negativas.

Sob orientação do presidente em exercício do órgão regional, José Eduardo dos Santos, participam na mini-cimeira os chefes de Estado da República Democrática do Congo, Joseph Kabila, do Congo-Brazzaville, Denis Sassou Nguesso, do Rwanda, Paul Kagame, do Uganda, Yoweri Musseveni, e da África do Sul, Jacob Zuma, na qualidade de convidado.

A CIRGL foi criada após os conflitos políticos que marcaram a região dos Grandes Lagos em 1994, cujo resultado marcou o reconhecimento da sua dimensão e a necessidade de um esforço concentrado, com vista a promoção da paz e do desenvolvimento na região.

Os Grandes Lagos Africanos são um conjunto de lagos de origem tectónica, localizados na África Oriental, que incluem alguns dos lagos mais profundos do mundo.

A maior parte destes foi formada há cerca de 35 milhões de anos no Vale do Rift Ocidental, um dos ramos desta formação geológica que abrange a Etiópia, Quénia, Tanzânia, Uganda, Rwanda, Burundi, RD Congo, Malawi e Moçambique.

São membros da CIRGL  Angola, Congo,  República Democrático do Congo,  Zâmbia, Sudão do Sul, Rwanda, Tanzânia e Uganda.

 

FacebookTwitterGoogle+