Projecto aéreo Militar ” Vôo de parceria africana” realiza exercícios em Cabo Ledo

Mais de 170 efectivos das forças aéreas de Angola, Zâmbia e EUA iniciam exercícios conjuntos quinta-feira, na zona de Cabo Ledo, município da Quissama, em Luanda, anúncia uma nota de imprensa da Embaixada norte-americana nesta capital, chegada a Angop.

Designada “Vôo de Parceria Africana” (APF, sigla em inglês), a iniciativa constituirá um ambiente de aprendizagem colaborativa, a combinar conhecimentos dos Estados Unidos e das nações parceiras africanas, para melhorar as capacidades profissionais dos integrantes das respectivas forças armadas, salienta a fonte.

 Segundo os promotores, trata-se de um programa desenhado para oferecer experiências diversas e edificar a capacidade de parceria dos três paises, numa mesma oportunidade.

O documento da missão diplomática norte-americana salienta, a propósito, que o objectivo é aumentar o engajamento multilateral entre as Nações Unidas, União Africana e os parceiros da SADC, Zâmbia e Angola, com os Estados Unidos, a fim de trocarem experiências e conhecimentos técnicos.

Para tal, estão agendadas sessões específicas de debate de temas como assistência aérea em operações de socorro, logística, manutenção de aviões e segurança aeroportuário, utilizando como plataforma o mais recente e moderno avião militar norte-americano (Hércules) C-130J.

FacebookTwitterGoogle+