Porto de Luanda é o melhor de África

Fotografia: Eduardo Pedro

Fotografia: Eduardo Pedro

O Porto de Luanda e o Conselho Nacional de Carregadores foram distinguidos sexta-feira em Bruxelas com os prémios de melhor terminal de contentores a nível regional e melhor plataforma logística de África, respectivamente.

A distinção ocorreu em Bruxelas durante o fórum organizado pelo Clube Crans Montana, que reuniu homens ligados à actividade marítima e portuária de diversas partes do mundo. A secretária de Estado da Cooperação, Ângela Bragança, destacou na ocasião o desempenho destas instituições no desenvolvimento do país.

A secretária de Estado instou as instituições angolanas a fazerem mais e melhor e disse que os prémios representam os esforços que têm sido desenvolvidos pelo Executivo desde a conquista da paz.

Ângela Bragança considerou importante um maior investimento no sector marítimo, pela contribuição que dá ao desenvolvimento, lembrando que é através dos portos que entram e saem as mercadorias que facilitam as trocas comerciais.

“Pensamos haver uma grande evolução neste sector e o serviço prestado tem merecido o reconhecimento internacional, pelo que devemos orgulhar-nos e procurar fazer cada vez mais e melhor”, disse Ângela Bragança.

A secretária de Estado disse ainda esperar destes órgãos do Ministério dos Transportes um modelo de boa gestão e organização e que sirvam de mola impulsionadora para o desenvolvimento do país nas mais variadas vertentes.

Ângela Bragança reconheceu que houve grandes melhorias no Porto de Luanda, comparativamente ao passado quando os navios tinham de esperar longos períodos de tempo para atracar, criando constrangimentos aos armadores.

Para se ultrapassar a situação, referiu, foram feitos investimentos de vulto e os resultados permitiram acabar com as burocracias e tornar o porto mais célere e seguro, melhorando, de igual modo, o sistema operacional.  Para o director do Conselho Nacional de Carregadores, Francisco Agostinho Itembo, o prémio representa os esforços que têm sido empreendidos pelo Governo angolano na promoção e desenvolvimento das infra-estruturas portuárias.

O Conselho Nacional de Carregadores (CNC), segundo o responsável, dá o seu contributo para a melhoria das condições dos transportes marítimos para satisfação dos importadores e pauta a sua conduta pelo rigor, de modo a que os produtos cheguem ao consumidor a um preço justo. “Pensamos continuar com a mesma dinâmica e, se calhar, redobrar esforços, porque, além da sua missão, o Conselho Nacional de Carregadores vai desenvolver-se em outras áreas ligadas aos transportes, no caso das plataformas logísticas”, disse Francisco Itembo.

O administrador do Porto de Luanda para área Comercial, Segurança e Ambiente, Alberto António Bengui, disse que a atribuição do prémio constitui “uma mais-valia” numa altura em que estão a ser feitos grandes investimentos em termos de equipamentos para garantir o escoamento rápido de cargas para que a mercadoria permaneça pouco tempo nos terminais.

FacebookTwitterGoogle+