Presidente do Congo esperado em Luanda

Fotografia: Jaimagens

Fotografia: Jaimagens

O Presidente da República do Congo, Denis Sassou Nguesso, chega amanhã  a Luanda, para uma visita oficial a Angola, a convite do Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, no âmbito do reforço das relações de amizade e cooperação existentes entre os dois países e povos.

De acordo com o programa oficial, o Presidente Denis Sassou-Nguesso, na sua estadia de 24 horas em Angola, vai participar numa sessão especial na Assembleia Nacional e visitar o Memorial António Agostinho Neto.

As relações de cooperação entre os dois países têm a sua base jurídica no Tratado de Amizade e Cooperação assinado em Luanda, a 24 de Setembro de 1976, pelos malogrados Presidentes de Angola, Agostinho Neto, e do Congo, Marien N’gouabi.

Georges Chikoti entregou na semana passada a Sassou-Nguesso uma mensagem do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, na qual o Chefe de Estado refere que as relações entre os dois países e povos são “excelentes” e “fraternais”. As deliberações tomadas pela V Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da CIRGL, realizada em Luanda, foram abordadas pelos dois interlocutores, visando a paz, segurança e desenvolvimento da região.

Durante a audiência, o ministro das Relações Exteriores anunciou o convite formulado pelo Presidente da República ao seu homólogo Denis Sassou Nguesso, para visitar Angola. O ministro das Relações Exteriores, a convite do seu homólogo Basile Ikouébé, participou nas comemorações do 50.º aniversário do estabelecimento de relações entre a República do Congo e a Rússia.

FacebookTwitterGoogle+