Médicos recomendam promoção da saúde mental
A criação de programas de motivação e promoção de saúde mental para a classe médica foi uma das recomendações saída da Conferência Internacional Virtual, realizada domingo último, numa promoção da Associação Nacional dos Médicos de Angola (ASNMEA).
Sob o lema “A saúde mental de profissionais de saúde em épocas de covid-19”, os participantes recomendaram o Governo a criar condições que permitam aos profissionais fazerem exercícios físicos regulares, ter uma dieta saudável e horas de sono recomendáveis.
Apesar do isolamento social que se recomenda em tempos de pandemia, os conferencistas defendem que profissionais de saúde devem continuar a manter contacto com amigos e parentes por meios digitais.
Consideraram também a classe médica como um grupo de profissionais propenso a desenvolver doenças do trato psicossocial, durante a covid-19, provocando a ansiedade e a depressão no seio dos médicos.
De acordo com os conferencistas, a população também pode contribuir ao bem-estar destes profissionais nesse período, acedendo os hospitais somente em situações de emergência e evitar o preconceito contra a classe médica.
Na ocasião, o presidente da Associação Médica Mundial, Miguel Jorge, apelou aos profissionais a não se desanimar com as actuais condições de trabalho, pois o surgimento da covid-19 servirá para reflexão profunda sobre o investimento feito na saúde e a valorização da classe.
Por sua vez, o médico angolano especializado em saúde pública Domingos Cristóvão mostrou-se confiante na possível solução à covid-19, tal como foram controladas outras pandemias.