Angola volta a ter desporto em Junho

Jogo do anulado Girabola entre Interclube/Académica do Lobito
FOTO: NELSON MALAMBA
O Decreto sobre a Situação de Calamidade Pública autoriza os treinos e as actividades desportivas federadas a partir do dia 27 de Junho, depois de terem sido suspensas a 23 de Março devido ao novo coronavirus (covid-19).
Divulgado segunda-feira, em Luanda, pelo ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida, após manutenção do Estado de Emergência por três vezes, o documento orienta acções à porta fechada.
Devem ser observadas as regras de biossegurança e distanciamento físico (ao menos um metro e meio).
A presença de espectadores em competições e treinos desportivos está sujeita a regulamentação própria, aprovada pelo titular do departamento ministerial competente (Ministério da Juventude e Desportos).
Sobre a prática desportiva colectiva de recreação e lazer pode ser feita a partir do dia 13 de Julho, já a de nível individual e de lazer deve ocorrer em espaços abertos e com distanciamento físico de segunda a sexta-feira (5h.30/7h.30 e 17h/20h.30).
Aos sábados, domingos e feriados acontece entre as 5h.30 e as 19h.30.
Na sequência da suspensão, em Março, das actividades desportivas, algumas federações optaram por anular os respectivos campeonatos, destacando-se os nacionais de futebol e basquetebol.
Em ambos os casos as provas tinham o Petro de Luanda e 1º de Agosto como protagonistas na corrida ao título.
Angola registou mais um caso positivo de covid-19 nas últimas 24 horas, elevando para 70 o número de pessoas infectadas pela doença que se prolifera pelo mundo.
De acordo com a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, que fazia segunda-feira a actualização da situação da pandemia no país, aumentou para 42 o número de casos de transmissão local, registando-se quatro óbitos, 18 recuperados e 48 activos a receber tratamento médico.