Perímetro irrigado da Matala aposta na produção de alho

PERÍMETRO IRRIGADO DO MUNICÍPIO DA MATALA FOTO: MORAIS SILVA

PERÍMETRO IRRIGADO DO MUNICÍPIO DA MATALA
FOTO: MORAIS SILVA

A Cooperativa 1º de Maio prevê colher, em Julho, 500 toneladas de alho em 450 hectares do perímetro irrigado da Matala, província da Huíla.

Falando à Angop, o presidente da cooperativa, Victor Fernandes, fez saber que foram ainda lançadas, em 600 hectares, semente de cebola, para colher 12 mil toneladas, e nove mil toneladas de batata-rena em 600 hectares.

Os agricultores associados do perímetro, acrescentou, preveem colher mais de 25 mil e 800 toneladas de produtos diversos nesta segunda época, apesar da crise de fertilizantes e da carência em sementes de hortícolas e leguminosas, para a segunda fase da campanha, que começou a 15 de Maio.

Para além da brigada de mecanização composta por oito máquinas de um empresário e outras que alguns agricultores, as igrejas Evangélica Sinodal de Angola IESA e Católica estão também a apoiar os agricultores do perímetro irrigado da Matala, na preparação de terras.

O perímetro irrigado da Matala é o maior do país e dispõe de um canal com 43 quilómetros de extensão e 11 mil hectares, explorados por sete cooperativas.

Foi construído nos anos 60, reabilitado em 2001 e reinaugurado em Agosto de 2002.

FacebookTwitterGoogle+