Boa diplomacia viabiliza doação do Qatar

SECRETÁRIO DE ESTADO PARA SAÚDE PÚBLICA, FRANCO MUFINDA, DESTACA DIPLOMACIA ANGOLANA NESTA FASE DE ESTADO DE EMERGÊNCIA
FOTO: FRANCISCO MIÚDO
Angola recebeu, nesta quarta-feira (dia 13), mais dez toneladas de material de biossegurança, provenientes do Qatar, fruto de um trabalho diplomático salutar, destacou o secretário de Estado para a Saúde Pública.
Franco Mufinfa explicou tratar-se basicamente de equipamento de protecção individual, consubstanciada em mascaras, luvas, viseiras e óculos, numa acção solidária do Fundo para o Desenvolvimento do Qatar.
Em declarações à imprensa, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, em Luanda, destacou a intensa diplomacia angolana, nesta altura, a julgar pela crescente parceria internacional no combate à covid-19.
“Acabamos de recepcionar dez toneladas de equipamento de protecção individual, do Qatar, fruto de um trabalho diplomático, num momento, que se vai agregar ao esforço que o executivo vem fazendo” – sublinhou o dirigente.
Franco Muinda recordou que na semana passada o país recebeu 12 toneladas de doação da China, juntando-se às 380 toneladas adquiridas pelo executivo, que estão a chegar ao país desde segunda-feira última.
“Essas quantidades são significativas para podermos dar resposta a nível nacional ao combate à covid-19”, finalizou.
O Fundo para o Desenvolvimento do Qatar é uma organização de Prestação de Assistência Estrangeira, que se colocou ao serviço de ajuda e assistência aos países amigos, fornecendo equipamento de auxílio.
Angola regista, até ao momento, passadas 72 hora, 45 casos, com dois óbitos, 14 recuperações e 29 activos (clinicamente estáveis). Destes casos, o país mantém igualmente as 18 transmissóes locais, todos em Luanda.