Luanda conta com Centro Electrónico de Segurança Pública

CENTRO INTEGRADO DE SEGURANÇA PÚBLICA (ARQUIVO) FOTO: FRANCISCO MIÚDO

CENTRO INTEGRADO DE SEGURANÇA PÚBLICA (ARQUIVO)
FOTO: FRANCISCO MIÚDO

O Centro Electrónico de Segurança Pública (CESP) da Polícia Nacional, unidade dependente do Comando Provincial de Luanda da Polícia Nacional (CPL), para auxiliar no policiamento na cidade capital, foi inaugurado, nesta quarta-feira. 

Localizado no Capolo l, Kilamba Kiaxi, o CESP tem como objectivo primário atender e disseminar, de forma permanente, ocorrências policiais, em coordenação com as forças no terreno.

O CESP vai reforçar a gestão da segurança pública nas zonas periféricas da cidade capital, uma vez que o sistema de videovigilância instalado vai inibir e, noutros casos, identificar e localizar os infractores que ainda persistem em práticas criminais e outras infracções.

Está interligado com o Centro Integrado de Segurança Pública (CISP), por intermédio da rede de fibra óptica, a fim de cruzar os dados e responder as solicitações de intervenção policial, por via do terminal de emergência 111.

O centro conta com uma Data Center (Sala de Sistema), Sala de Despacho (monitoramento), Sala de análise, coordenação operacional, sala de reuniões, de formação e registo e casa das máquinas.

O ministro do Interior, Eugénio Laborinho, que falava no acto de abertura da infra-estrutura, afirmou que o Centro Electrónico de Segurança Pública é uma conquista do Executivo angolano, por contribuir no monitoramento do movimento de pessoas em locais públicos, controlo e rastreamento de veículos mediante observação via Sistema CCTV.

“Tendo em atenção a escassez de efectivos para pôr cobro a actividade operacional, é, também, missão da plataforma electrónica auxiliar as forças no terreno, sendo que terá a gestão directa dos operacionais do Comando Provincial de Luanda”, disse.

O ministro aproveitou a ocasião para proceder a entrega de meios auto ao CESP, como viaturas e motorizadas, que vão auxiliar o trabalho de resposta às solicitações que forem surgindo.

FacebookTwitterGoogle+