MED traça estratégias para formação contínua

PACHECO FRANCISCO, SECRETÁRIO DE ESTADO PARA O ENSINO PRÉ-ESCOLAR E GERAL FOTO: ANTÓNIO ESCRIVÃO

PACHECO FRANCISCO, SECRETÁRIO DE ESTADO PARA O ENSINO PRÉ-ESCOLAR E GERAL
FOTO: ANTÓNIO ESCRIVÃO

21 Novembro de 2019 | 15h08 – Actualizado em 21 Novembro de 2019 | 15h29

O Ministério da Educação (MED) quer aproveitar as tecnologias de informação e comunicação para incentivar a formação contínua dos docentes, através da implementação do ensino a distância e itinerante.

A combinação de aplicativos diversos favorece igualmente a formação de professores face as assimetrias regionais existentes e as dificuldades de recursos e instalações escolares de construção tradicional, bem como superar as concepções correntes da escola.

Inicialmente, o programa deverá beneficiar professores nos níveis de graduação ou pós-graduação, podendo, em função do evoluir do processo, abranger os demais actores que se julgar pertinente.

Nesta perspectiva, o MED realiza desde esta quinta-feira, em Luanda, um Seminário Internacional sobre Educação a Distância, visando analisar experiências europeias e africanas, bem como estudar mecanismos para implementar em Angola.

De acordo com o Secretário de Estado para o Ensino Pré-escolar e Geral do MED, Francisco Pacheco, esse evento é a primeira acção de um projecto que compreende três etapas, que visam revitalizar a educação a distância no país.

A segunda etapa visa acções de formação presencial e a distância sobre o ensino a distância e itinerante sobre as estratégias de recuperação escolar de alunos fora do sistema do ensino primário.

A terceira decorrerá em duas escolas das províncias que apresentarem mais elevado défice de acesso escolar, na classe de iniciação e nas 1ª e 2ª classes do ensino primário.

Refere que a dimensão territorial e a diversidade antropológica e cultural aconselha que o reforço da qualidade técnica, científica e pedagógica dos docentes tenha em conta a possibilidade que a educação a distância oferece em termos de economia de escola, utilização do tempo de conteúdos e favorece processos individuais e grupos de auto-formação.

O evento de carácter internacional destina-se a directores nacionais e chefes de departamento do Ministério da Educação, directores dos Gabinetes provinciais da educação, professores das escolas de Magistérios, Agentes da educação e parceiros sociais, bem como representantes do UNICEF e outras organizações nacionais e internacionais ligadas ao sector da educação.

O evento decorre em parceria com a Fundação Calouste Guilbekian, no âmbito das celebrações da Jornada Nacional do Educador (22 de Novembro).

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