Acordo com a Namíbia na área dos Transportes

Fotografia: Rogério Tuti

Fotografia: Rogério Tuti

Angola e Namíbia assinam hoje, em Luanda, um acordo no domínio dos Transportes que vai permitir aumentar a frequência de voos entre os dois países. O documento vai ser rubricado no final da reunião da Comissão Mista Bilateral, aberta ontem pelo ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges.

Na abertura do encontro, João Baptista Borges disse que os dois países devem estabelecer metas para promover o desenvolvimento e aperfeiçoar os mecanismos de acompanhamento e avaliação periódica da implementação dos acordos assinados.

O ministro indicou que um maior impulso deve ser dado à cooperação económica e ao desenvolvimento comum em vários sectores de actividade. João Baptista Borges entende que para o êxito da cooperação bilateral os dois países devem reforçar a cooperação política, económica e social.

O ministro reconheceu que a cooperação entre Angola e Namíbia exige maior articulação no sector social. João Baptista Borges disse que os acordos e memorandos de entendimentos assinados pelos dois países nos últimos anos precisam de planos de acção e metas claras, tendo em vista a sua execução. “Os dois países têm procurado explorar a boa vontade mútua na busca de formas inovadoras para cooperar noutras áreas, especificamente na esfera económica”, disse, indicando que Angola necessita de investimento em infra-estruturas e tecnologias e gestão, por isso está aberta à cooperação.

O ministro indicou que o país conseguiu avanços consideráveis na redução da pobreza, tendo destacado que 52 por cento da população rural hoje tem acesso a água potável, 48 por cento ao saneamento básico, 25 por cento à electrificação rural, 61 por cento aos serviços municipalizados de saúde, 79 por cento das crianças têm acesso ao ensino primário e 48 por cento beneficiam de merenda escolar.

João Baptista Borges afirmou que o Executivo continua a trilhar o caminho para a concretização dos objectivos que visam a consolidação da paz, o reforço da democracia, a preservação da unidade nacional, a promoção do desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.  O ministro João Baptista Borges entende que Angola e Namíbia devem consolidar as suas relações e construir uma parceria sólida, que aproxime os interesses comuns importantes e permita o intercâmbio entre os seus cidadãos.

João Baptista Borges afirmou que o encontro, que termina hoje, vai permitir aos dois países promoverem e harmonizarem interesses comuns nos planos bilateral, regional e internacional. “Os laços de solidariedade que caracterizam a relação de Angola com a Namíbia continuam a existir e têm sido reforçados pelos esforços mútuos e interacção ao mais alto nível entre os países”, sublinhou o ministro Energia e Águas, João Baptista Borges.

Para João Baptista Borges a cooperação entre Angola e Namíbia exige “compromissos fortes que criem um ambiente que potencie o relacionamento institucional entre os sectores público e privado dos dois países”.

O também co-presidente da Comissão Mista Angola e Namíbia pediu aos participantes ao encontro no sentido de envidarem esforços para implementar os instrumentos jurídicos já existentes e procurar alargar a cooperação para contribuir para o bem-estar e a segurança dos povos.

Novas áreas

A ministra dos Negócios Estrangeiros da Namíbia defendeu no encontro a identificação de novas áreas de cooperação. Netumbo Nandi-Ndaitwah lembrou que desde a assinatura do acordo-quadro, que estabeleceu o mecanismo de cooperação mista, foram assinados 28 acordos e memorando de entendimento, dos quais 17 estão a ser negociados.

A cooperação entre Angola e a Namíbia , referiu Netumbo Nandi-Ndaitwah, está ligada à agricultura, protecção e segurança, minas, energia, educação, finanças, comércio, turismo, transporte, ciência e tecnologia, marinha, pesca, desporto, cultura, cooperação diplomática e sector jurídico.

 

FacebookTwitterGoogle+