Joaquim Barbosa regressa ao Brasil

Fotografia: Rogério Tuti
O juiz presidente do Supremo Tribunal Federal do Brasil, Joaquim Barbosa, deixou na tarde de ontem Luanda com destino ao seu país, depois de cumprir uma visita oficial de quatro dias a Angola.
No Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, Joaquim Barbosa recebeu cumprimentos de despedida dos presidentes do Tribunal Supremo, Cristiano André, e do Tribunal Constitucional, Rui Ferreira.
Durante a visita, foi recebido em audiência pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, a quem fez a entrega de uma mensagem da Presidente do Brasil. Na mensagem, Dilma Rousseff reafirma os laços de irmandade e de cooperação entre os dois países nas áreas técnica, industrial e agrícola.
O magistrado brasileiro manifestou a disposição do poder judiciário brasileiro estabelecer mecanismos de cooperação com o judiciário angolano. Presença notada na cerimónia de abertura do ano judicial, o ministro Joaquim Barbosa esteve atento às intervenções. “Chamou-me a atenção o discurso do Presidente José Eduardo dos Santos quando relatou esta tarefa hercúlea de todos os angolanos, que ao longo de 38 anos tentam estabelecer e consolidar um poder judiciário independente e voltado para a protecção dos direitos fundamentais do cidadão”, frisou.
“Impressionou-me muito quando o Presidente fez alusão às dificuldades que vêem sendo superadas. Vejo isso como algo extraordinário, o papel que toda essa geração de angolanos vem exercendo no sentido de erguer um país. Tudo isto é primoroso, é histórico, digno de nota”, assinalou.