Angola acolhe reunião da Comissão Africana

Fotografia: Arimateia Baptista

Fotografia: Arimateia Baptista

A Organização Mundial do Turismo (CAF-OMT) vai realizar, de 28 a 30 de Abril deste ano, em Luanda, a 56.ª reunião da sua Comissão Africana.

O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, criou recentemente, por decreto, uma Comissão Interministerial, coordenada pelo ministro da Hotelaria e Turismo, Pedro Mutinde, encarregue de preparar as condições técnico-materiais para a realização da reunião da Comissão Africana da Organização Mundial do Turismo.

O encontro é seguido de um seminário regional sobre turismo e conectividade aérea em África.

OMT é uma agência especializada das Nações Unidas com sede em Madrid. Angola é membro efectivo da organização desde 1989. A OMT congrega 155 países como membros efectivos, sete territórios e mais de 400 membros profissionais.

Antiga União Internacional de Organizações Oficiais de Viagens (IUOTO), foi criada em 1925 como uma organização não-governamental que reunia associações privadas e governamentais de turismo.

Em 2003, tornou-se uma agência especializada das Nações Unidas com a missão de promover o turismo sustentável, responsável e universalmente acessível como indutor do desenvolvimento inclusivo. As acções da OMT são direccionadas para a geração de conhecimentos do mercado de turismo, a promoção de políticas e instrumentos de apoio ao turismo, o incentivo à educação e à formação bem como a oferta de capacitações e assistência técnica.

Também contribui para disseminar o Código de Ética Mundial para o Turismo, com o intuito de melhorar a sua contribuição no desenvolvimento do sector. Angola possui um vasto património turístico, onde sobressaem as Quedas de Calandula, a Serra da Leba, Fenda da Tundavala, Arco do Namibe, Morro do Moco, Cachoeiras do Binga, bem como uma fauna bastante diversificada que atrai anualmente milhares de turistas nacionais e estrangeiros.

Um dos projectos mais promissores que o Governo de Angola está empenhado na área do turismo é o da bacia de Okavango. Duzentos e 78 mil quilómetros quadrados é a extensão total da área abrangida pelo projecto turístico “Okavango/Zambeze”, que integra cinco países da região.

FacebookTwitterGoogle+