BNA disponibiliza USD 500 milhões para leilões em Agosto

EDIFÍCIO DO BNA
FOTO: FRANCISCO MIUDO
01 Agosto de 2019 | 12h11 – Actualizado em 02 Agosto de 2019 | 08h19
Quinhentos milhões de dólares norte-americanos é o valor de divisas que o Banco Nacional de Angola (BNA) tem disponível para a venda em leilão de preço e de quantidade, para este mês de Agosto, mais 100 milhões em relação ao mês de Julho.
No mês de Junho, o BNA disponibilizou o equivalente a 400 milhões de dólares em divisas por via de leilão de preços e de quantidade.
Para esta semana, todos os bancos comerciais já podem participar do leilão, depois de levantada a suspensão, terça-feira imposta a 19 instituições financeiras, na semana 22 a 26 de Julho, por não terem apresentado os relatórios de execução das divisas obtidas no leilão da semana passada (n.º 44/2019, de 15 de Julho) ou por apresentarem uma execução abaixo de 50%.
Na semana 22 a 26, apenas sete bancos comerciais estavam habilitados a participar do leilão de divisas do Banco Central nomeadamente, Standard Chartered Bank, Standard Bank, Finibanco, BPC, BDA, Banco Comercial Angolano, ficando excluídos 19, por não apresentarem o relatório de execução da edição anterior.
Ficaram excluídos do referido leilão, o Millenium Atlântico, BAI, Caixa Geral Angola, Banco Comercial do Huambo, BCI, Banco de Crédito do Sul, Banco Económico, BFA, BIC, Banco de Investimento Rural, Banco Kwanza Invest, Banco Micro-Finanças, BNI, Banco Prestígio, Banco Valor, Sol, VTB e Banco Yetu.