Chefe de Estado envia mensagem
Uma mensagem verbal do Chefe de Estado, José Eduardo dos Santos, ao homólogo do Congo, Denis Sassou-N’Guesso, foi transmitida ontem em Brazzaville pelo secretário para as Relações Exteriores do MPLA, Afonso Van-Dúnem “Mbinda”.
A mensagem foi transmitida durante um encontro à porta fechada entre o Presidente congolês e o membro do Bureau Político do MPLA, no Palácio Presidencial de Brazzaville.
Em declarações à imprensa, no final do encontro, Afonso Van-Dúnem “Mbinda” disse que a mensagem do Presidente Eduardo dos Santos sublinha a necessidade dos dois partidos, governos e Estados procurarem todos os caminhos para o reforço da cooperação.
Afonso Van-Dúnen disse que os dois países mantêm excelentes relações de amizade e cooperação, salientando que os desentendimentos ocorridos em Outubro do ano passado em Kimongo, na fronteira entre Niari e a província de Cabinda, tiveram origem “numa mentira engendrada pela imprensa internacional”, salientando que “entre Brazzaville e Luanda o céu é azul”.
O membro do Bureau Político do MPLA e presidente da Fundação Sagrada Esperança disse que não existe a mínima intenção das autoridades angolanas e congolesas promoverem “manifestações agressivas”.
A comitiva do MPLA, que se encontrava no Congo Brazzaville desde terça-feira da semana passada, teve encontros com responsáveis do Partido Congolês do Trabalho, e visitou as suas antigas instalações em Brazzaville, Ponta Negra e Dolisie.