Turquia prioriza ligação aérea com Luanda

AVIÃO DA TAAG (ARQ). FOTO: JOSÉ CACHIVA

AVIÃO DA TAAG (ARQ).
FOTO: JOSÉ CACHIVA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

22 Janeiro de 2019 | 13h34 – Actualizado em 22 Janeiro de 2019 | 15h27

O novo embaixador da Turquia, Alp Ay, acreditado nesta terça-feira em Angola, apontou o estabelecimento de ligação aérea entre as capitais dos dois países, Ancara e Luanda, respectivamente, como uma das prioridades do seu consulado.

Alp Ay falava à imprensa no Palácio Presidencial, depois de ter entregado cartas credenciais ao Presidente da República, João Lourenço.

Para o diplomata, com uma carreira de 22 anos, o grande objectivo é ver a companhia turca voar para Angola.

Considera, igualmente, prioritário reforçar as relações entre empresários dos dois países e incentivar investimentos turcos no território angolano.

Alp Ay, com estatuto de embaixador residente, já trabalhou na República Checa, na Suécia, no Conselho da Europa e no Secretariado-Geral da União Europeia.

A Turquia é um país euro-asiático que ocupa toda a península da Anatólia, no extremo ocidental da Ásia, e estende-se pela Trácia Oriental (também conhecida como Rumélia), no Sudeste da Europa.

É um dos seis estados independentes, cuja população é maioritariamente turca.

Angola e Turquia estabeleceram relações diplomáticas em 1980, mas o início dessa aconteceu em 2008, ano em que foi assinado, em Ancara, o acordo de cooperação comercial, económica e técnica entre os dois governos.

Nesta  terça-feira, o Presidente da República acreditou, também, os novos embaixadores da Namíbia, Patrick Nandago, e do Vietname, Vu Ngoc Minh, ambos residentes.

FacebookTwitterGoogle+