Chefe de Estado apresenta estratégia

PR João Lourenço durante a visita em Abu Dabi Fotografia: Santos Pedro |Abu Dhabi

PR João Lourenço durante a visita em Abu Dabi
Fotografia: Santos Pedro |Abu Dhabi

 

 

 

 

 

 

 

 

 

15 de Janeiro, 2019

O Presidente da República apresenta hoje, em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, os progressos de Angola para garantir energia e água para a população e, igualmente, preservar as futuras gerações.

João Lourenço é um dos oradores do Fórum Futuro de África, integrado na Semana da Sustentabilidade, que começou ontem e decorre até quinta-feira.
Diante de líderes de várias partes do mundo, o Presidente da República vai, igualmente, apresentar a sua visão sobre os desafios do continente.
O ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, afirmou que os desafios de Angola são o de garantir o acesso à electricidade e água potável à população. Além de debater ideias e reflectir sobre soluções de utilização de energias renováveis, para não criar desequilíbrios ao planeta, o fórum procura financiamentos para projectos a serem desenvolvidos em várias partes do mundo.
Para este ano, a Semana da Sustentabilidade atraiu 875 companhias de 175 países. Estão previstos financiamentos de 15 mil milhões de dólares para projectos em várias partes do mundo, desde que se enquadrem no lema do evento.
João Baptista Borges lembrou que a população mundial está a crescer e espera-se que, em 2050, possa ultrapassar os 10 mil milhões de habitantes e os desafios que se colocam têm a ver com os recur-sos energéticos e de que forma devem ser utilizados para que a população possa viver com a qualidade pretendida.

Prémio Zayed

Um dos pontos altos do primeiro dia da Semana da Sustentabilidade foi a entrega do Prémio Zayed de Sustentabilidade. Num valor global de três milhões de dólares, o prémio contempla cinco categorias: Saúde, Alimentos, Energia, Água e Escolas Secundárias Globais (aqui são seis premiações, uma por região, sendo divididas entre Américas, Europa e Ásia Central, África Subsahariana, Leste Asiático e Pacífico, Sul da Ásia, e Médio Oriente e Nor-te de África.
O Presidente João Lourenço foi um dos líderes presentes a entregar prémio numa das categorias.
Uma escola sul-africana, a Academia África de Liderança, venceu na África Subsahariana, ao criar uma máquina de tratamento de água chamada “The Living Machine”. A escola também vai implementar um projecto de energia solar para reduzir os custos de electricidade e aumentar a economia.
Para a edição deste ano, estiveram inscritos mais de dois mil projectos de 130 países. Nigéria, Quénia, Estados Unidos e Colômbia foram os que registaram mais inscrições.
Até à última edição, no ano passado, o concurso chamava-se Prémio Zayed de Energia do Futuro e distinguia iniciativas nas áreas de energias alternativas. Para este ano, abrange projectos sustentáveis na Saú-de, Alimentação, Energia, Água e Escolas Secundárias Globais.
O nome é uma homenagem ao fundador e presidente dos Emirados Árabes Unidos, Zayed Bin Sultan Al Nahyan, morto em 2004.

Central de energia

Uma central de energia com capacidade de 350 ou 400 megawatts começa a ser instalada ainda este ano na região leste do país, para alimentar as províncias do Moxico, Lunda-Norte e Lunda-Sul. O acordo inicial foi assinado ontem, em Abou Dhabi, pelo ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, e o Sheikh do Dubai, Ahmed Dalmook Al Maktoum.
A central, que vai ser híbrida (gás e diesel), vai igualmente garantir energia aos projectos mineiros existentes na região.
Dentro em breve, as partes vão trocar informações e discutir em detalhe os projectos, cujo valor pode rondar os 200 e 300 milhões de dólares, de acordo com o Sheikh Ahmed Dalmook Al  Maktoum. Além da central de energia, está também previsto um projecto de dessalinização das águas na localidade do Cabo Ledo.
Esta é a segunda deslocação do Presidente da República em cerca de três meses aos Emirados Árabes Unidos. A primeira ocorreu em Outubro do ano passado, durante uma escala em Abu Dhabi, depois de ter efectuado uma visita de Estado à China.
Na altura, João Lourenço teve um encontro com o sheik Hamdan Bin Zayed al Nahyan, príncipe herdeiro dos Emirados Árabes Unidos. No encontro, o Chefe de Estado manifestou o desejo do país estreitar relações com os Emirados Árabes Unidos.

Chefe de Estado elogia Semana da Sustentabilidade

O Presidente da República, João Lourenço, elogiou domingo a importância da Se-mana de Sustentabilidade de Abu Dhabi, que teve início ontem, e discute oportunidades globais que podem resultar de uma convergência de sectores, bem como lançar luz sobre o futuro da energia e água e os desafios que os mesmos enfrentam.
O elogio foi feito no encontro com o príncipe herdeiro de Abu Dhabi e vice-comandante Supremo das Forças Armadas dos Emirados Árabes Unidos, Sheikh Mohamed Bin Zayed Al Nahyan, no Palácio Al Shati Palace.
Durante a reunião, Sheikh Mohamed bin Zayed e João Lourenço discutiram a cooperação entre os dois países nos campos económico, comercial e de investimento e como desenvolvê-la no melhor interesse dos dois Estados e povos.
Os dois líderes trocaram também pontos de vista sobre uma série de questões de interesse mútuo e os mais recentes desenvolvimentos regionais e internacionais.
Participaram do encontro o ministro de Estado, Sultan Bin Ahmad Sultan AlJaber, e o subsecretário da Corte do Príncipe Herdeiro de Abu Dhabi, Mohamed Mubarak AlMazrouei, do lado dos Emirados Árabes Unidos.
Pela parte angolana estiveram presentes os ministros das Relações Exteriores, Manuel Augusto, das Finanças, Archer Mangueira, e o embaixador de Angola acreditado nos Emirados Árabes Unidos, José Andrade de Lemos.

FacebookTwitterGoogle+