Íntegra do discurso do PR na Câmara Municipal de Lisboa

PRESIDENTE DA REPÚBLICA, JOÃO LOURENÇO.
FOTO: CEDIDA PELA FONTE
22 Novembro de 2018 | 20h35 – Actualizado em 23 Novembro de 2018 | 10h10
Íntegra do discurso pronunciado hoje, quinta-feira, em Lisboa, Portugal, pelo Presidente da República, João Lourenço, na Câmara Municipal de Lisboa.
Presidente da Câmara Municipal de Lisboa,
-Excelentíssimos Membros do Executivo Camarário,
-Caros Convidados,
-Minhas Senhoras, Meus Senhores,
É uma honra participar neste acto em que a Câmara Municipal de Lisboa, representada pelo seu Presidente, Senhor Doutor Fernando de Medina Maciel Almeida Correia, me faz a entrega das Chaves desta bela cidade de Lisboa.
Nesta cerimónia de grande significado para mim e, por meu intermédio, para todo o Povo angolano, pude sentir o valor da amizade, da simpatia e do carinho que os portugueses, através dos lisboetas, nutrem por Angola e pelos angolanos.
Acompanho desde alguns anos a esta parte um pouco da actividade que esta Câmara tem realizado para transformar a cidade de Lisboa num espaço de acolhimento fraterno de pessoas e povos de proveniências diversas que emprestam a Lisboa um pouco da sua cultura e do seu modo de vida, transformando-a numa cidade cosmopolita, alegre e acolhedora.
Não posso deixar de referir que esta Câmara tem sido, aos nossos olhos, uma forja de políticos e estadistas portugueses que edificaram obras relevantes em prol da afirmação de Portugal no mundo como nação próspera, democrática e solidária com os povos à escala global.
A República de Angola agradece a Portugal, aos portugueses e aos lisboetas em particular, a generosidade com que têm sabido receber os angolanos que procuram a vossa cidade por razões diversas, para viver, educar os seus filhos, adquirindo aqui a sua formação para enfrentarem o mercado de trabalho e os desafios que a vida lhes coloca.
Ao receber as chaves da cidade, agradeço a Vossas Excelências por este momento com o qual prestigiam a República de Angola e os angolanos.
Muito obrigado.