Angola e Suíça reforçam cooperação no domínio judiciário

PROCURADOR-GERAL DA REPÚBLICA, HÉLDER FERNANDO PITTA-GRÓZ FOTO: LINO GUIMARÃES

PROCURADOR-GERAL DA REPÚBLICA, HÉLDER FERNANDO PITTA-GRÓZ
FOTO: LINO GUIMARÃES

09 Julho de 2018 | 18h56 – Actualizado em 09 Julho de 2018 | 18h56

O procurador-geral da República, Hélder Fernando Pitta-Gróz, deslocou-se nesta segunda-feira a Suíça, no âmbito da cooperação judiciária internacional em matéria penal.

Segundo um comunicado de imprensa da Procuradoria-Geral da República, durante a sua estadia na Suíça, serão tratados assuntos de interesse comum e preparado um protocolo de cooperação, a ser assinado entre as partes.

No domínio judiciário, Angola e a Suíça pretendem criar mecanismos institucionais para troca de informação e estabelecer procedimentos de actuação, sempre que necessário.

Hélder Fernando Pitta-Gróz faz-se acompanhar das directoras nacional de prevenção e combate a corrupção e do gabinete de cooperação e intercâmbio internacional da Procuradoria-Geral da República.

As relações político-diplomática e de cooperação entre a República de Angola e a Suíça remontam desde os primeiros anos da independência nacional, alcançada a 11 de Novembro de 1975.

O envolvimento da Suíça em Angola traduzia-se fundamentalmente em acções de carácter humanitário, através do sector de ajuda humanitária, nomeadamente na desminagem, na construção da Escola Técnica Agrária de Catofe, entre outras.

Em Maio de 2015, Angola e Suíça assinaram um memorando de entendimento, no quadro da promoção das relações de amizade e de cooperação entre os dois países.

O referido memorando tinha como finalidade estabelecer um processo de consultas políticas, a nível diplomático, enquanto um mecanismo para promover o diálogo bilateral.

FacebookTwitterGoogle+