Angola e África do Sul auguram reforço da cooperação

PRESIDENTE DA REPÚBLICA, JOÃO LOURENÇO, MANTEVE CONVERSA, AO TELEFONE, C/HOMÓLOGO SUL-AFRICANO.
FOTO: ALBERTO JULIÃO
Os Chefes de Estado de Angola, João Lourenço, e da África do Sul, Cyril Ramaphosa, manifestaram neste domingo o desejo de reforçar a cooperação bilateral e os laços de amizade entre os dois povos.
Segundo uma nota de imprensa chegada à Angop, proveniente do Ministério das Relações Exteriores, o Presidente João Lourenço manteve uma conversa, ao telefone, com o novo Presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa.
O Presidente angolano felicitou o Estadista sul-africano pela sua eleição ao mais alto cargo do seu país e convidou a visitar em breve e oficialmente Angola.
O Chefe de Estado sul-africano também formulou um convite ao Presidente de Angola, para efectuar uma visita oficial à África do Sul, convite aceite, pelo que, os canais diplomáticos dos dois governos irão acordar as respectivas datas.
Cyril Ramaphosa, eleito pelo parlamento, assumiu a Chefia do Estado sul-africano na passada quinta-feira, depois da demissão de Jacob Zuma.
Membros da SADC, Angola e a África do Sul estabeleceram uma cooperação estratégica em vários domínios e têm desenvolvido esforços conjuntos para a paz e estabilidade na região dos grandes lagos, da África Central e outras regiões geopolíticas, para a resolução de conflitos pela via do diálogo.