PR recebe mensagem do homólogo de Cabo Verde

PR, JOÃO LOURENÇO (À DIR.) COM O MINISTRO DOS NEGÓCIOS ESTRANGEIROS, COMUNIDADES E DA DEFESA DE CABO VERDE, LUÍS FILIPE TAVARES
FOTO: CEDIDA
Uma mensagem do Presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, foi entregue nesta terça-feira, em Luanda, ao Chefe de Estado angolano, João Lourenço.
Foi portador da missiva o ministro dos Negócios Estrangeiros, Comunidades e da Defesa de Cabo Verde, Luís Filipe Tavares, que foi recebido em audiência no Palácio Presidencial.
À saída do encontro, Luís Tavares informou à imprensa que transmitiu ao Estadista angolano um convite do homólogo cabo-verdiano, para visitar a República de Cabo Verde, no ano em curso.
Segundo o emissário, o Chefe de Estado de Cabo Verde convidou igualmente o Presidente angolano a participar na Cimeira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que aquele insular acolhe em Julho deste ano.
Quanto às relações de cooperação entre os dois países, referiu que o governo que representa pretende aprofundar os laços bilaterais já existentes, com realce aos sectores económico e empresarial, sobretudo, nos subsectores das pescas, do turismo, dos transportes marítimos e aéreos.
É nesse quadro que Cabo Verde pretende a retomada das ligações aéreas entre as duas capitais.
A intenção é que Angola seja para Cabo Verde um parceiro estratégico em África e mantenha a cooperação no domínio da defesa e segurança, e desta forma continuar a formar oficiais cabo-verdianos em estabelecimentos de ensino militar das Forças Armadas Angolanas (FAA).
No domínio da educação, Luís Tavares confirmou existir um pedido de Angola para o envio de professores cabo-verdianos, uma acção que deverá relançar a cooperação no domínio da educação.