Angola reafirma compromisso com a paz e segurança

FOTO: LUCAS NETO

FOTO: LUCAS NETO

O ministro angolano da Defesa Nacional, Salviano de Jesus Sequeira, reafirmou nesta sexta-feira, em Luanda, o compromisso do Executivo com a paz e segurança mundial.

O general Salviano Sequeira discursava na cerimónia de cumprimentos de ano novo dos adidos de defesa acreditados juntos das missões diplomáticas em Angola.

Declarou que o Ministério da Defesa continua a apostar na potenciação e no aperfeiçoamento técnico profissional dos seus efectivos, para garantir a integridade territorial, a inviolabilidade das fronteiras e a preservação da paz e da estabilidade  nacional, regional e continental.

O ministro da Defesa Nacional, que almeja por forças armadas dinâmicas e organizadas, espera contar com a cooperação e solidariedade dos países com os quais Angola tem parceria estratégica nos mais variados domínios.

Declarou que a paz e a segurança mundial estão permanentemente no topo das agendas, numa altura em que os focos de conflitos e as consequências da crise económica e financeira internacional prenunciam um ano de enormes desafios.

Defendeu a necessária concertação e o diálogo permanente para dirimir conflitos, ao mesmo tempo que apela à experiência internacional para os conflitos como os das Repúblicas Democrática do Congo (RDC), Sudão do Sul e Centro Africana, no Médio Oriente, Iémen e na Síria.

Afirmou que a humanidade deve se mobilizar em torno da paz, segurança, estabilidade, alterações climáticas e grandes endemias, bem como no combate ao terrorismo, narcotráfico, à imigração ilegal e à todos os males que constituem obstáculos à paz e ao progresso e bem-estar dos povos.

 A cerimónia foi testemunhada pelo secretário de Estado para a Política de Defesa, almirante Gaspar Rufino, pelo Chefe do Estado-maior das Forças Armadas, comandantes do exército, da marinha e da força aérea, bem como  outros oficiais generais e altos funcionários do ministério da Defesa Nacional e esposas dos adidos militares acreditados em Angola.

FacebookTwitterGoogle+