Gado bovino está a aumentar
A população de bovinos no município dos Gambos, conhecido pelo potencial pecuário, cresceu nos últimos dois anos de 150 para 180 mil cabeças, mesmo com as secas cíclicas que se registam na região, informou à Angop o director municipal da Agricultura.
João Hiluco declarou que a reprodução é feita de forma natural pelos criadores de gado autóctone e por métodos científicos nas fazendas situadas no desfiladeiro da Tunda dos Gambos. A população de bovinos do município é vacinada nas campanhas para o controlo da sanidade e para o recenseamento. Só este ano, 9.987 bovinos foram imunizados contra várias doenças, esperando-se que até Maio este numero ascenda às cem mil cabeças, noticiou a Angop.
Dados disponíveis no Jornal de Angola indicam que um decreto publicado em Junho de 2015 instrui o Executivo a empregar cerca de 90 mil milhões de kwanzas no sector pecuário, para aumentar a produção de carne bovina no país, reduzir as importações e garantir a segurança alimentar.
Os investimentos no aumento da produção de carne, que prevêem a importação de 340.509 animais para reprodução e de 1.010.152 para recria e engorda – das raças Bonsmara, Simentaller e Brahma – arrancaram no ano passado e estendem-se até 2018, apontam os mesmo dados. João Hiluco prevê que as colheitas desta época, as quais começam este mês, atinjam 30 mil toneladas de cereais, principalmente milho, massango e massambala, graças a regularidade das chuvas.
Estas colheitas são comparadas com a época de 2015, quando foram de apenas 13 mil toneladas. “A campanha agrícola será proveitosa, registando bons resultados em cerca de 80 por cento dos campos cultivados”, disse o director municipal da Agricultura. João Hiluco anunciou que já se encontram em fase de preparação outros espaços para a aproveitar a segunda fase da época com o cultivo de hortícolas e legumes. Com uma população estimada em 75.988 habitantes, o município dista a 150 quilómetros da cidade do Lubango e ocupa uma extensão de 8.124 quilómetros quadrados. Com uma população estimada em 75 mil e 988 habitantes, o município dista a 150 quilómetros da cidade do Lubango e ocupa uma extensão territorial de 8.124 quilómetros quadrados.