Falhas no sistema superadas em breve
O ministro da Justiça e dos Direitos Humanos, Rui Mangueira, garantiu sexta-feira, no Lobito, que os problemas tecnológicos que nos últimos dias estão a provocar um atraso de até 15 dias na entrega do Bilhete de Identidade naquele município são superados em breve.
“Temos todos os sistemas preparados e equipados para que possamos entregar o bilhete ao cidadão na hora, mas apesar da tecnologia para a emissão do BI com rapidez ser de ponta ainda se verificam atrasos nos últimos dias junto dos serviços afins”, reconheceu o ministro.
Rui Mangueira, que falava à imprensa depois de visitar a Loja dos Registos na cidade do Lobito, garantiu que o sistema de emissão do Bilhete de Identidade foi concebido para acabar com os atrasos que se verificavam na aquisição deste documento por parte dos cidadãos, que em alguns casos chegavam a demorar mais de dez dias. O ministro tranquilizou os cidadãos que chegam a esperar em média dez a 15 dias pelo Bilhete de Identidade que em breve os problemas são ultrapassados, dizendo haver disponibilidade do sistema de processamento dos dados para inverter o quadro actual marcado por alguma morosidade.
O ministro reconheceu os esforços das autoridades da província de Benguela em matéria de registo de nascimento.
Ontem, segundo e último dia de trabalho na província, o ministro da Justiça e dos Direitos Humanos trabalhou no município de Benguela, onde visitou a Loja dos Registos, as obras de reabilitação e modernização da Delegação Provincial do sector e a Maternidade do Hospital Geral de Benguela.