Renovação do Porto tem fundos japoneses

Fotografia: Dombele Bernardo |

Fotografia: Dombele Bernardo |

Angola e Japão assinaram ontem em Luanda um acordo de financiamento da segunda fase de reabilitação do Porto do Namibe, no valor de 20 milhões de dólares. O acordo foi assinado pela secretária de Estado das Relações Exteriores, Ângela Bragança, e pelo embaixador do Japão em Angola, Kunioki Ito.

Delegações de Angola e do Japão assinaram ontem em Luanda um acordo de financiamento da segunda fase de reabilitação do Porto do Namibe, no valor de 20 milhões de dólares.
O acordo foi assinado pela secretária de Estado das Relações Exteriores para a Cooperação, Ângela Bragança, e pelo embaixador do Japão em Angola, Kunioki Ito, no âmbito da cooperação bilateral entre os Governos dos dois países.
O administrador para Operações Portuárias, António Samuel, afirmou que a doação do Governo japonês vai permitir a reabilitação de mais de 40 metros de cais, melhoria das performances portuárias, maior satisfação dos armadores e do asseguramento da cadeia logística, em termos de carga, e aumento da concorrência, relativamente ao Porto do Lobito. “Em dois anos, podemos ter o Porto do Namibe em condições para responder a toda a expectativa de quem faz uso dos serviços portuárias”, garantiu o administrador.
Na perspectiva da secretária de Estado das Relações Exteriores para a Cooperação, a doação é de grande importância, por permitir a modernização do Porto do Namibe, e abrir um novo caminho de cooperação bilateral, fundamentalmente no domínio económico, tendo em conta que o país enfrenta novos desafios com a diversificação da economia e com a abertura da cooperação com outros países da região. O embaixador japonês entende que a doação abre uma porta para um futuro brilhante para os dois países. Particularizando o Porto do Namibe, destacou a sua importância após a modernização, para o comércio marítimo e terrestre com os países vizinhos sem acesso ao mar, através dos caminhos-de-ferro e das vias rodoviárias. “Este projecto vai trazer um incremento forte na transacção comercial e nas receitas para o país”, referiu.  A primeira fase de reabilitação do Porto do Namibe também foi uma doação do Governo japonês, igualmente no valor de 20 milhões de dólares. Com o dinheiro foi possível aumentar a capacidade de recepção de navios de grande porte e de manuseamento da carga.
Neste ano em que Angola e Japão comemoram os 40 anos  das relações diplomáticas, Kunioki Ito anunciou a assinatura de um acordo de cooperação nas áreas técnica, investimento e de formação de quadros, para projectos de desenvolvimento social e económico do país.

FacebookTwitterGoogle+