Jovens fazendeiros desbravam o campo

Fotografia: AFP

Fotografia: AFP

As primeiras dez fazendas agrícolas das 60 previstas no projecto Terra do Futuro, no município de Nhârea, província do Bié, começam a produzir este ano, anunciou sexta-feira à Angop a administradora municipal.

Maria Chicapa afirmou que depois do começo da implantação, em 2014, surgiram expectativas de que as fazendas contribuam para o desenvolvimento da agricultura no Bié e para uma redução significativa da importação de alimentos.
O projecto Terra do Futuro foi lançado em Fevereiro de 2014 e prevê a formação de seis dezenas de fazendas com 250 hectares. Neste momento, cem pessoas trabalham na implantação do projecto, maioritariamente jovens que se habilitaram a receber terras.
O Governo do Bié e o Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA) assinaram, em Fevereiro daquele ano, no município de Nharêa, um protocolo para a implementação do projecto que visa a promoção do desenvolvimento sócio-económico da região, através da execução de programas agrícolas.
Depois de Outubro de 2014, as autoridades do Bié reabilitaram o troço rodoviário de 42 quilómetros que dá acesso à comuna da Gamba, para vai impulsionar a implementação do projecto Terra do Futuro.
Maria Chicapa disse naquela ocasião que as obras consistiam na asfaltagem do troço, integrado num projecto de reabilitação rodoviária que se estende este ano às localidades de Caieie e Lúbia, outras importantes áreas de produção.
Estas obras facilitam o escoamento dos produtos cultivados nas novas fazendas para os principais mercados de consumo da região.
O município de Nhârea tem uma população estimada em mais de 60 mil habitantes, maioritariamente  camponeses, que se dedicam ao cultivo de milho, feijão, café arábica e hortaliças, caça e pesca artesanal.
Em Setembro, o governador do Bié, Boavida Neto, visitou projectos semelhantes ao Terra do Futuro na Quibala, província do Cuanza Sul, para uma troca de experiências com representantes institucionais e empresariais nesse domínio.
Naquela ocasião, o governador do Bié afirmou estar impressionado com a execução do projecto Terra do Futuro.

FacebookTwitterGoogle+