Morreu o general Sanjar
O ex-chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas Angolanas (FAA), general de Exército Agostinho Fernandes Nelumba “Sanjar”, faleceu na noite de sexta-feira na África do Sul, vítima de doença.
Num comunicado, o Estado-Maior General das FAA endereça condolências à família, em nome dos generais e almirantes, oficiais superiores, capitães, subalternos, sargentos, praças e trabalhadores civis. Especialista em telecomunicações, o general Agostinho Fernandes Nelumba exerceu o cargo de chefe do Estado-Maior General das FAA de 24 de Junho de 2003 até 2006.
Nascido a 25 de Novembro de 1952 no município do Chitato, Lunda Norte, licenciou-se em 1976 em Ciências Militares na Academia Militar Michail Vassilievich Frunze, na antiga União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) e especializou-se em Telecomunicações em escolas da ex-União Soviética, entre 1981 e 1985, tendo feito também o curso superior de Comando e Estado-Maior de brigada e divisão. O general Sanjar exerceu, entre outros cargos, a função de vice-ministro da Defesa Nacional para a Administração e Finanças, vice-chefe de Estado-Maior General das FAA para o Planeamento e Organização, comandante da Frente Norte, chefe das Comunicações da Terceira Região, chefe adjunto da Direcção de Comunicação e também da Direcção Principal de Operações do Estado-Maior General das Forças Armadas Angolanas.
Durante a sua carreira militar, o general Sanjar cumpriu ainda as funções de chefe da Direcção de Estabelecimento de Ensino Militar do Estado-Maior General, chefe do Estado-Maior General adjunto das extintas FAPLA e membro da Comissão Conjunta para a formação das FAA.